Screaming Frog: dicas de otimização de sites para busca orgânica

Screaming Frog: dicas de otimização de sites para busca orgânica

O Screaming Frog é uma das principais ferramentas gratuitas (para até 500 URLs) utilizadas para otimização de sites para busca orgânica.

Por ser uma ferramenta muito completa é comum se perder com a quantidade de informação fornecida, e também em como utilizar os dados.

Neste artigo, comento somente dos dados relevantes do primeiro relatório da ferramenta, e como utilizar as informações para a otimização do seu site.

Relatório Screaming Frog

O primeiro relatório da ferramenta trás um resumo de 500 URLs do site (se você estiver usando a versão gratuita é claro). Ele contem uma diversidade de informações, listei alguns campos abaixo dos quais acredito serem uteis para aplicação de técnicas de SEO.

Internal: otimizações para busca orgânica

Informações separadas de acordo com a coluna existe dentro do relatório Internal do Screaming Frog:

  • Status Code: está parte é muito importante, pois informa o código que o buscador recebeu ao tentar acessar a página: 200: está tudo certo, 301: página foi redirecionada permanentemente, 302: redirecionamento temporário (caso seja uma página que você não irá mais utilizar, mude para 301), 404: página não encontrada (bom pra ajustar links internos quebrados) 500: erro no servidor (mostra que a página está com lentidão para abrir), e etc.
  • Indexability: É possível saber qual página está, e qual página não está indexada nos buscadores.
  • Title e meta Description: mostra a quantidade de caracteres o title, o que auxilia na orientação de quais meta tags otimizar primeiro, também é possível filtrar por títulos, mostrando então as meta tags duplicadas.
  • Heading tags: informa qual é o H1 e H2 da página, e se tiver zerado é sinal que sua página não têm H1.
  • Canonical link: a canonical da página (já vi casos de páginas terem apontamentos para outros sites como youtube, é sempre bom validar este campo)
  • Word Count: pode parecer simples, porém é super relevante este campo, vamos levar em consideração que uma página tem que ter no minimo 300 palavras, para que possa transmitir a mensagem desejada ao usuário, por este filtro você consegue saber quais páginas possuem uma quantidade menor de palavras e otimizar as mesmas.
  • Outlink: mostra a quantidade de apontamento para outras URLs do seu site. Imagine que, seu site tem uma média de quantidade de links já no menu e rodapé. Neste campo é possível ver se existe páginas que estão acima, ou abaixo da media de apontamentos, e te permite aprimorar a linkagem interna.
  • External Links: este campo mostra a quantidade de vezes que aquela URL foi linkada em outros sites, resumindo seus backlinks, pelo screaming frog não é possível ver esses links, porém, clicando com o botão direito do mouse indo no campo backlinks é possível visualizar mo ahrefs, moz e outras ferramentas de análise de backlink.
  • Hash: o Hash é um código que é gerado a partir do conteúdo da sua página, imagine que cada página têm um conteúdo diferente, e logo ela terá um hash diferente. Se as páginas tiverem o mesmo hash, é sinal que elas possuem conteúdo duplicado.

Estes são os dados que mais utilizo deste relatório, e espero que a explicação seja útil para auxiliar no ranqueamento do seu site.

E caso precise de auxilio relacionado a otimização de sites para busca orgânica, me mande uma mensagem!

Qual relatório do #ScreamingFrog você mais utiliza?


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jéssica Salles

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos