Se o bom design é invisível, por que você deve investir nele?
Fonte: foto por Cristian Newman em Unsplash

Se o bom design é invisível, por que você deve investir nele?

"O bom design passa despercebido, ele é invisível".

Essa é uma frase comum que pode ser ouvida em salas de grandes empresas a startups ou qualquer ambiente em que designers estão reunidos por algum motivo. Na Mastery não é diferente:  também concordamos com essa frase. Porém, levantamos uma reflexão - que na realidade é quase jogar contra a gente mesmo, mas vamos lá: como mostrar valor em algo que é invisível? Ou melhor: se o bom design é invisível, por que você deve investir nele?

Primeiro, vamos deixar duas coisas claras. Não estamos falando de literalmente invisível e quando falamos de design, não estamos falando estritamente do desenho, mas sim do que foi projetado para resolver uma necessidade. Agora que estamos esclarecidos, nos sentimos mais leves e preparados para retomar.

Se sua agência desenvolve um aplicativo ou uma plataforma com excelência, com todos os méritos de uma interface amigável, jornada redonda e com uma experiência de uso animal, quem quer que seja a pessoa que utilizará o app não vai perceber isso. Ou você já viu pessoas usando o AirBnB e falando, "nossa, quer dizer que ao clicar nesse botão eu consigo filtrar as casas por proximidade, valor, quarto compartilhado, ver a disponibilidade e mandar mensagem para o dono em poucos passos? Que ótima usabilidade, quem desenhou isso aqui foi alguém muito profissional”.

PLÉÉÉÉÉÉM. Não! Se quiser ouvir essa frase aí acima é mais fácil pedir a opinião daquela amiga parceira ou do cara que você pagou para testar a navegação que entende suas carências profissionais. Caso contrário, só os grilos vão cantar no seu ouvido.

As pessoas não usam uma solução para estudarem minuciosamente cada detalhe dela até descobrirem a nova teoria do mundo. Elas utilizam o produto - neste caso, o app - com base no bom senso, na chamada heurística (que vamos discutir em outro artigo) - e só se importam com o resultado que o serviço vai trazer. E oras, com tanto seriado aí para maratonar, elas estão certas.


Mas então por que investir em algo que não terá seu valor percebido pelas pessoas?

mãos levantadas perguntando ao professor

É aí que tá a pegadinha, liguem as câmeras! Porque a invisibilidade, nesse contexto,  é o valor em si.

Ser invisível significa que o design passa a SER PARTE do seu produto, cumprindo sua função mais essencial: a de resolver problemas. Quando problemas são resolvidos antes de existirem, ninguém os enxerga. É isso que o design faz pelo seu produto: resolve problemas antes que ele ganhe visibilidade e arruine a solução. Resultado? As pessoas percebem o que precisam perceber: o valor da experiência que você está entregando. E nada é mais relevante do que isso.

Jared Spool exemplifica: "Pense nisso como o ar-condicionado de um quarto. Nós só notamos quando está muito quente, muito frio, fazendo muito barulho, ou a unidade está pingando em nós. No entanto, se o ar condicionado é perfeito, ninguém diz nada e nos concentramos, em vez disso, em nossa tarefa."

Em um exemplo prático:

Se o design do aplicativo, se o UI e o UX de um app são bons, o que acontece? O previsto. As pessoas começam a consumir pelo aplicativo, fazem seus pedidos diretamente por ele da comodidade do seu sofá  e escrevem revisões positivas sobre o produto. Ótimo, um bom lançamento!

Agora vamos imaginar que você lança o aplicativo e percebe que não investiu no design o quanto deveria - existe uma UI confusa e nada intuitiva e a UX é ruim, o aplicativo é lento, você não consegue chegar onde quer com facilidade, entre outros perrengues. Resultado: Ninguém vai perder minutos navegando em um mar de confusões, as vendas serão prejudicadas e, além de desinstalarem o app, as pessoas ainda vão reclamar em suas respectivas redes sociais.


Onde queremos chegar com isso?

A verdade é que o mundo está condicionado a um bom senso de usabilidade, e nesse contexto o bom design será sim invisível. Concluindo nossa reflexão: para ter valor, basta que o design cumpra sua função: resolva os problemas das pessoas para quem foi desenvolvido e pensado. É por isso que vale a pena investir em um bom design mesmo que isso signifique invisibilidade. O bom design é invisível porque dá visibilidade ao que realmente importa: a solução que o seu produto ou serviço oferece.

Gostei da visão , usarei para o modelo de desenvolvimento de software, se o sistema não apresentar falhas e os eventos de back ocorrem pela impersepção do usuário , eis o sucesso , gostei Murilo boa 

Charles Fernandes

Engenheiro de software na CI&T

5 a

Muito bom e tirou todas as duvidas que possa surgir sobre o assunto.

Leandro Algenton

Functional Safety Hardware Engineer

5 a

Ótimo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Murillo Zerbinatto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos