Se você está dando tiro para todos os lados com seu curriculum, pode acertar em lugar nenhum!
imagem Pixabay

Se você está dando tiro para todos os lados com seu curriculum, pode acertar em lugar nenhum!

Por que muitas pessoas desempregadas começam a disparar seus currículos para todas as vagas mesmo sabendo que não vão atender ao perfil?

Esta semana recebi o curriculum de um rapaz e ao dar o retorno e agradecer pelo envio, informei que não atendia aos requisitos da vaga, ao que ele de imediato me respondeu: -“sim eu sei, mas estou atirando para todo os lados e se pegar, pegou”.

Isso pode ter uma série de interpretações e não vou aqui dar uma de chata e dizer que todos perdemos tempo com ações como esta.

Minha preocupação vai muito mais longe que isso:

Se uma pessoa dispara o curriculum para qualquer vaga e para tudo o que vê sem um mínimo de crítica, de análise, de verificação se está dentro do seu perfil de fato, pode ser um grande indício de FALTA DE FOCO.

Sim, como tudo e para tudo, o alvo é fundamental e tem que ter nossa total concentração de esforços.

Se poucos anúncios estão aparecendo para sua função, o que é comum nos tempos que vivemos hoje, onde algumas áreas são mais sacrificadas que outras, pense pelo menos em fazer algo útil para sua futura recolocação.

Alguns pontos que considero relevantes:

- procure empresas de segmentos similares aos quais trabalhou e cadastre-se em seus sites ou envie seu curriculum para o RH. Conhecimento no negócio atualmente tornou-se um aspecto importante para avaliação dos Candidatos.

              - não tema ligar para a empresa e pedir o e-mail para enviar seu curriculum. Pode ser que surjam vagas em áreas similares, onde a tua experiência possa ser significativa e importante para os resultados.

- cadastre-se nos alertas do Linkedin e do Indeed (e dos demais sites) para receber vagas que possam adequar-se ao seu perfil, sem ter que ficar entrando em todos eles todos os dias.

Às vezes o Candidato se vê naquela posição, acha que a vaga é para ele, mas concordem: é difícil passar isso nas linhas de um curriculum.

Assim sendo, lembro que nenhum contratante vai adivinhar o que Você fez, então, para cada vaga e dentro de cada requisito, é preciso reforçar a sua experiência dentro daquela realidade. Faça um curriculum para resposta a cada anúncio se preciso for.

Minha dica:

- pode dar trabalho, mas para cada vaga em que envia o seu curriculum, mexa no seu resumo de qualificações e coloque em destaque as vivências que têm relativas ao que a vaga pede. Detalhe: não minta jamais.

Outro ponto importante: pare de reclamar. As redes sociais hoje possibilitam acessos a tudo o que fazemos e dizemos. Se você é daqueles que fazem parte de posts reclamando da falta de retorno, do quanto esperou sentando para ser entrevistado, do curriculum que mandou e não teve resposta, etc, use seu tempo para conhecer algo novo, ler artigos, participar de debates construtivos, mandar mais currículos e conversar com amigos para tentar se recolocar.

O aumento de lamentações tem crescido muito e lógico, tudo isso fica registrado. Isso é uma forma de se autocontaminar. Vamos superar tudo isso. Todos nós já passamos por momentos críticos e saímos de alguma forma, ilesos.

Lembre-se que não dá para costurar o mundo, mas o seu mundo pode ser muito melhor se usar o foco para o objetivo que tem a alcançar.

Autoria: Roseana Romualdo

#trabalhandomaisfeliz #recolocação #produtividade #coaching #orientaçãodecarreira #carreira #inteligência emocional #desenvolvimento



Pedro perrout Pacheco

petróleo serviços fabricação e mecânica e manutenção

7 a

falou. ..e disse isso ai

Roseana , legal o artigo ,acho que quando uma pessoa começa a atirar para tudo quanto é lado é muitas vezes por que o lado que esta pessoa está é de ponta cabeça, imagino que as contas se acumulam e não tem coisa pior para um ser humano ,olhar para a dispensa e não ter nada para por na barriga seja sua ,seja do filho..é muito triste. Mas vamos apostar num crescimento em 2018. abraço !

'Wagner Moreira'

Executivo de TI | Segurança da Informação | LGPD | Devops | Governança de TI | Professor de Pós-graduação | Mentor

7 a

Boas dicas, aproveitem!

Alexandre Santos

Comprador Sênior | Supply Chain | Strategic Sourcing | SAP | Ariba | Qlik Sense | Serviços | Locações | Facilities | MRO | Construção Civil

7 a

Roseana, concordo inteiramente! É isto que tento fazer..., o mercado de trabalho não está fácil, porém atirar para todos os lados é desperdício de tempo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roseana Romualdo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos