Se você não marca território com suas potencialidades, você não sabe que elas existem

Se você não marca território com suas potencialidades, você não sabe que elas existem

 Se você tem medo de se expressar e comunicar às pessoas suas soluções, provavelmente você não está convencido de que você tem soluções. E isso não quer dizer que realmente você não tenha. Seu autoconvencimento vem bem de dentro, das suas crenças e, principalmente da crença em você mesmo.

Nem todo mundo nasceu em berço de reconhecimento gratuito. Algumas pessoas até tiveram esse privilégio, mas não foram todas. Seu pai, sua mãe, seus professores e amigos, em várias fases da sua vida, na maioria das vezes, não saudaram as qualidades que existiam dentro de você.

Pelo contrário, muitas vezes, eles utilizaram a crítica como uma forma de estímulo para você ser mais e melhor, ou usaram a crítica porque simplesmente era o que eles tinham dentro deles, e cada um dá o que tem.

E a crítica só trava. A história da carochinha de que a crítica torna as pessoas mais resilientes, é mentira. O que torna as pessoas melhores é a nossa capacidade de sponsorship, de patrocinar o que o outro tem de melhor.

Por mais que você tenha sido o pato mais feio do mundo, alguém, em algum momento, foi sponsorship na sua vida. Mesmo que tenha sido aquele tiozinho da marcenaria onde você ia comprar bala com poucos cruzeiros, ou até mesmo um livro. E isso com certeza já te serviu para alguma coisa, mas às vezes, não foi o suficiente para você comunicar o que há de melhor dentro de você.

Quando você recebe algum elogio sincero, a tendência é que você reproduza aquilo pelo o que você foi elogiado. Agora imagina, uma pessoa, que sempre foi marginalizada, pisoteada. Ela pode se tornar rica e líder de outras pessoas? Sim! Mas ela fará isso por vingança e não por amor e o resultado disso no mundo é lamentável.

Por isso, antes de se culpar por não conseguir colocar pra fora suas potencialidades, olhe pra dentro de si, e pense no quanto você foi desestimulado pelas críticas de pessoas que você ama ou não. Agora, entenda e, principalmente sinta, que essas pessoas não são você. Só você sabe, ou pode saber o porquê você veio ao mundo. O resto são palpiteiros assistindo o espetáculo de sucesso ou de fracasso que você pode dar. 

Por receio da presunção, muitos profissionais acabam tendo uma postura de timidez extrema, perdendo oportunidades de expandir a carreira. Mas há obviamente aqueles que também exageram no marketing pessoal, constrangendo seus pares. Achar o equilíbrio é o caminho!! Suas colocações foram muito pertinentes!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos