Se você tem um negócio digital e está contratando, você já foi afetado por isso!

Se você tem um negócio digital e está contratando, você já foi afetado por isso!

“Estou buscando um copywriter e não acho…”

“Já troquei de Social Media 3 vezes e não dá certo.”

“Tentei 3 agências de gestão de tráfego pago e só foi problema.”.

Se já viu, ouviu ou falou essa frase alguma vez, saiba que você faz parte de uma massa gigantesca de pessoas que estão vivendo esse mesmo problema.

Negócios tradicionais ou negócios puramente digitais que poderiam ter duas vezes mais resultados se encontrasse a mão de obra certa para trabalhar.

E como especialista em RH, focada no mercado digital, nesse artigo eu quero te mostrar o porquê isso está acontecendo, e como você pode driblar esse cenário para conseguir crescer teu time, teus resultados, sem ficar com o peso todo da operação sobre você.

1 - PROFISSÕES RELATIVAMENTE NOVAS.

Quanto tempo existe a profissão de advogado, por exemplo? Médico? Dentista? Cabeleireiro?

Algumas dessas com certeza há séculos, talvez até milênios. O que quer dizer que houve tempo para testes do que dá certo e o que dá errado, estudos realizados, processos criados.

Agora há quanto tempo surgiu a internet? Sim, os princípios de marketing podem até ser os mesmos de antes, mas é fato que com a criação e popularização da internet é que surgiu essa demanda toda de edição de vídeo diária, criação de textos que respeitem os limites das redes sociais, criação de artes e tudo mais que hoje um negócio precisa fazer para conquistar espaço e clientes pela internet.

Então várias das profissões do digital são relativamente novas, e consequentemente ainda em processo de amadurecimento dos processos, das próprias pessoas, do mercado entender o que faz e o que pode cobrar.

2 - FORMAÇÃO DEFICITÁRIA

Como as profissões são novas, os cursos e caminhos de formação também ainda são incipientes, e muitas vezes não oferecem as ferramentas, conhecimentos e habilidades necessárias para que alguém saia preparado para atender um cliente com qualidade.

3 - MENTALIDADE DO MERCADO

Essas formações são geralmente oferecidas através de lançamentos digitais, e geralmente com promessas um tanto quanto forçadas. “Você vai ganhar milhares de reais trabalhando de casa e com liberdade de horário,”

Com uma mentalidade de que agora eu tenho meu próprio negócio, não preciso trabalhar para ninguém e expectativas de pagamentos que não correspondem com a realidade de mercado, há uma dificuldade de conseguir um colaborador ou prestador de serviços disposto a fazer o que tem que ser feito com um valor viável para a empresa.

São os três principais fatores para explicar esse blackout de mão de obra qualificada para negócios que atuam ou querem atuar com o digital.

ENTÃO O QUE EU FAÇO?

Vou resumir em dois pontos:

1 - Olhe mais para o mercado tradicional

Sim, várias profissões do digital são novas, mas ao mesmo tempo várias competências já existiam antes. Então você pode buscar pessoas que não estão no digital, que já atuam no mercado tradicional, para cumprir essas funções.

Eles não terão esses vícios do digital, e poderão ser treinados por você, pela sua empresa ou com a ajuda de algum treinamento terceirizado para cumprir o papel.

É mais fácil ensinar a técnica, do que comportamento.

2 - Melhore seu processo de recrutamento e seleção.

Costumo dizer que você não vai ter um time profissional se contratar como amador. 

O RH é uma profissão relativamente antiga e que tem sim tem uma boa bagagem de conceitos e técnicas que podem ajudar a identificar a pessoa certa (e a pessoa errada) na hora de contratar.

Então ter um processo de contratação profissional (com ajuda externa ou com time interno bem preparado) vai te ajudar a acertar na contratação que vai multiplicar seus resultados sem multiplicar a dor de cabeça junto.

Com esses dois pontos, você estará mais perto de conseguir o patamar de resultados que você deseja no digital, com um volume de trabalho saudável para também aproveitar os frutos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paula Nolêto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos