#segundoug | Depois que inventaram a desculpa... [1]
Brasília, 18 de julho de 2023.
Hoje vou testar um formato diferente, estilo coluna. Andei pensando que talvez falar sobre um assunto do momento com mais profundidade seja melhor que falar de três assuntos de forma rasa - isso de falar o básico todo mundo já faz, né? Rede social é um eterno teste A/B. Vamo testar assim?
No período em que morei em Goiânia, depois formado em Comunicação, decidi estudar Direito. No segundo semestre, o último que fiz antes de trancar, tive uma matéria de Filosofia. Foi a primeira vez que tive contato com a crônica da Peneira de Sócrates.
Sócrates, talvez um dos maiores nomes da disciplina, ensina, num texto que parece uma parábola bíblica, sobre as peneiras mentais que temos que fazer antes de passar alguma informação adiante.
Dito isso, todos devem ter visto a notícia da torcedora palmeirense que foi morta com um corte no pescoço após uma briga entre torcidas. Como é de praxe na internet, muitas pessoas expuseram opiniões próprias sobre a tragédia. O Tiago Leifert disse isso:
Antes de prosseguir, gostaria de fazer um disclaimer importante: eu, no âmago dos meus pensamentos, não faço juízo de valor do fato a partir de ideologias políticas, ou classes sociais. Então, sim, se não é um debate eleitoral ou uma questão de igualdade, eu não coloco essas variáveis na equação - o que me faz entender que sim, um jornalista de família endinheirada pode ter a razão em algumas argumentações, quando, por exemplo, ele foi para o confronto contra Ícaro Silva após o ator desmerecer ex-BBBs. Sem argumento, Ícaro decidiu atacar a carreira de Leifert. Gostando você, ou não, é inegável o talento do jornalista.
Disclaimer feito - Tiago, você poderia ter passado os pensamentos expostos no vídeo acima pela peneira de Sócrates, sô! São três: verdade, bondade e utilidade.
1 - VERDADE | Tem certeza que a informação é verdadeira?
REPROVADO. No próprio pedido de desculpas ele reconhece que não tinha todas as informações. Ele disse que Gabriela Anelli, torcedora assassinada no episódio, estava no confronto. Mas, na verdade, ela não estava.
Mesmo se tivesse, nada justifica um assassinato.
2 - BONDADE | Tem bondade nesse comentário?
Recomendados pelo LinkedIn
REPROVADO. Sem as informações certas, ele "justifica" a morte dela por ser de torcida organizada e/ou participar da briga. Além de errado, não me parece empático fazer esse tipo de comentário.
Acho péssimo pensar assim, mas já que ele pensou, entendo que guardar a opinião para si seja o melhor caminho. Nessa de "falar o que ninguém tem coragem" nasceu o Monark.
3 - UTILIDADE | O comentário é útil?
REPROVADO. Ele, enquanto jornalista esportivo, tem como ofício comentar os principais acontecimentos da editoria. Uma torcedora que morre na porta do estádio é, sem dúvidas, uma pauta a ser abordada. Nesse caso, faltou a consultar a literatura da graduação. Apuração mal feita, sem escutar todos os personagens da história. Foi uma opinião que não agregou em nada - inútil.
E a figura dele dá uma dimensão maior à opinião dita no vídeo. Não me parece útil alimentar fóruns digitais completamente doentes. Inflou ainda mais a guerra online entre palmeirenses e flamenguistas com uma validação dos eventuais motivos da morte de uma garota.
Depois, Tiago soltou um vídeo se desculpando. Tá aqui embaixo:
Apesar dele usar um "porém" depois do pedido de desculpas. E isso mainha sempre me disse que não se faz - se tem um 'mas' ou um 'porém', pode anular instantaneamente o que foi dito. Ele dá luz a um tema que é delicado e tabu no ambiente esportivo: precisamos de uma solução para as organizadas. Não há contexto cultural que valide a morte de uma pessoa inocente, durante um evento esportivos, por motivo torpe como o que aconteceu com Gabriela.
Abaixo, a reportagem completa do Fantástico sobre o tema:
Essa é mais uma das tantas histórias de pessoas que falam besteira e depois fazem um vídeo pedindo desculpas. Finalizo o texto com um comentário do rapper Mano Brown | contém ironia.
A gente se lê na semana que vem!
Gerenciamento de Projetos | Liderança de Equipes | Gestão e Análise de Dados
1 aNão conhecia a Peneira de Sócrates! Vou começar a utilizar na vida.
FCT Research Fellow | Universidade de Aveiro & Universitat Autónoma de Barcelona
1 aVerdade, bondade e utilidade! Curti mega! <3
Jornalista
1 aErra y erra. Impressionante o aproveitamento do meu mano Tiago Laif. E concordo com mamãe Showg: não se emenda desculpas com "porém".