SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SÃO TEMAS DO ENCONTRO DO DETEC

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SÃO TEMAS DO ENCONTRO DO DETEC


Em reunião realizada no dia 27 de setembro o DETEC – Departamento de Tecnologia do CIESP SBC, que tem como diretor EMERSON BENETON ,  contou com duas palestras: Segurança da Informação e Inteligência Artificial.

O primeiro a falar foi Marcos Aurélio S. , especialista na área de Segurança da Informação. Ele explicou sobre a complexidade e amplitude do tema e a importância da proteção de dados de acordo com as necessidades de cada negócio.

Para isso ele trouxe reflexões que toda empresa precisa fazer sobre segurança da informação:

- Como funciona o meu modelo de negócio e minha operação?

- Meus parceiros de negócios cuidam dos seus dados?

- Meu negócio possui exigências de conformidade?

- Eu tenho um data center para proteger?

- Minha linha de produção é conectada?

- Meu escritório é conectado?

- Meu produto é conectado?

Durante a apresentação, temas como incidentes de segurança, conformidade com normas, requisitos legais e engajamento entre pessoas,  processos e tecnologia foram apresentados. 

Ele finaliza com estas sugestões:

 "Entenda quais informações são vitais para o negócio, quais são as reais ameaças, faça medição de maturidade de segurança e cresça de forma sustentável.”
Marcos Aurélio Soares e Silva


Em seguida Gustavo Lima , Diretor de Soluções – Jornada 4.0 da OTIMIZA , falou sobre Inteligência Artificial e a sua aplicação na manufatura avançada da Indústria 4.0

Ele explicou que a IA existe há décadas, mas seu desenvolvimento tem sido impulsionado com o rápido crescimento da informática, das redes, dos dispositivos e da automação.

De acordo com Gustavo um dos pilares da Indústria 4.0, a integração digital de processos e de sistemas,

“busca conectar as áreas de uma companhia e sua cadeia logística e tecnológica, visando extrair dados e informações. Assim, esses ‘insumos’ podem ser usados para promover melhorias e ampliação de performance, em todo o ciclo produtivo, bem como, nas áreas de suporte e atendimento relacionadas.” e continuou: “com processos, setores e até equipamentos trocando informações de forma mais rápida, é possível tomar decisões mais assertivas e ágeis; otimizando recursos, reduzindo perdas, focando no aumento de performance e resultados ao negócio.
Gustavo Lima


O palestrante trouxe dados de uma pesquisa realizada em 2018 que fazia parte do Programa Rumo à Indústria 4.0 da FIESP, CIESP, SENAI-SP e ABDI. De acordo com ela as áreas com maior potencial para beneficiar da indústria 4.0, na visão das empresas, eram: produção, controle da produção, rastreabilidade, controle de qualidade, planejamento, engenharia de desenvolvimento de novos produtos.

Já de acordo com modelo baseado em inteligência artificial e suas principais vantagens e potenciais, as áreas com maior potencial para beneficiar a Indústria 4.0 com aplicação da Inteligência Artificial são: manutenção preditiva, controle de estoque, design generativo, gestão de qualidade, robótica, otimização de processos, redução de perda.

A abertura do evento foi do Diretor Titular do CIESP SBC, Mauro Miaguti .

O evento contou com o apoio da empresa Techslab


Todos os eventos do CIESP SBC contam com o apoio da Dental Plus Convênio Odontológico e da Melhor Indústria


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos