Segurança durante a Operação de Empilhadeiras
Quem trabalha em indústrias convive diariamente com muitas situações de risco e uma delas está relacionada aos equipamentos móveis, neste caso em especial, as empilhadeiras.
Meio ainda comumente usado para movimentação e estocagem de material, as empilhadeiras demandam um alto grau de atenção do corpo de gestão da empresa, pois se não houver um processo seguro de operação, há riscos para a integridade física do colaborador que opera, para os demais colaboradores da empresa e possibilidade de danos financeiros do material ou estrutura.
Por isso, é importante, sempre ter as condições abaixo observadas:
- Possui treinamento para operar o equipamento e estar portando carteirinha de liberação;
- Preencher o check-list diário, pois assim haverá dados para a equipe de Manutenção atuar se necessário em itens críticos;
- Transportar apenas a quantidade que ofereça segurança;
- Tomar cuidado com a altura excessiva da carga;
- Não transportar cargas elevadas ou cargas nas pontas dos garfos;
- Não andar com os garfos erguidos;
- Levantar os garfos para não encostar no chão;
- Usar todos os itens e procedimentos de segurança: faróis sempre ligados, sinal sonoro de ré ligado, giroflex acionado, buzinar em corredores e zona de transição de pedestres, cinto de segurança e manter o limite de velocidade;
Hoje, o mercado oferece diversos recursos luminosos e sonoros para ajudar na prevenção de acidentes como o Spot Blue (foto abaixo)
A segurança da equipe é fator primordial e deve ser levada a sério! Todos somos responsáveis pelo bom desempenho das atividades.
Tamanha é a importância desse tema que há Normas Regulamentadoras que abordam o tema e devem ser seguidas como NR 11 e NR 12. (link's abaixo)
Técnica em Segurança do Trabalho na empresa Mecsteel
6 aTodos nós somos responsáveis pela segurança.
Administrador | Educador Financeiro | Empreendedor
6 aÓtimo artigo, segurança em primeiro lugar!
Administrador | Educador Financeiro | Empreendedor
6 aSimone Aparecida gomes