Segurança em Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos com foco na NR12
Este artigo tem como objetivo demonstrar a necessidade de implementação de medidas de controle para riscos relacionados a energias pneumáticas ou hidráulicas de máquinas ou equipamentos.
Sem sombra de duvidas a grande maioria das máquinas e equipamentos possuem seus movimentos e partes perigosas acionados por energia elétrica, diante deste fato, os sistemas de segurança em sua grande maioria são projetados para estes modelos de máquinas.
Assim como nos sistemas elétricos, as partes dos sistemas de controle hidráulicos e pneumáticos relacionados à segurança (SRP/CS) também necessitam estarem em conformidade com as normas técnicas.
No Brasil, a norma que se encontra em vigor é a ABNT NBR 14153, esta norma estabelece os princípios gerais para os sistemas de comando relacionados a segurança. Do ponto de vista técnico e de segurança, esta norma é bastante contestada, o ponto mais frágil é não observância do nível de desempenho (PL) dos componentes assim como o sistema como um todo.
Quando partimos para sistemas hidráulicos e pneumáticos, o ideal é que os profissionais que elaborem as apreciações de risco e projetos utilizem a norma ISO 13849-1, pois podem estabelecer uma analogia com sistemas elétricos e tratarem os sistemas através do seu nível de performance, aumentando ainda mais a segurança. A apreciação de risco continua sendo feita através da ABNT NBR 12100.
Não existe uma regra definida quanto a escolha entre sistemas hidráulicos e pneumáticos, de maneira geral, quando o esperado é um melhor controle comum partir para sistemas hidráulicos (devido a incompressibilidade do fluido), quando a necessidade é minimizar os custos partimos para sistemas pneumáticos. Se a escolha estiver atrelada somente a fatores de segurança, os fluidos hidráulicos oferecem mais riscos. Por fim salientamos que ambos os sistemas apresentam riscos relacionados ao efeito chicote em mangueiras.
Recomendados pelo LinkedIn
Fazendo uma analogia com sistemas elétricos temos a imagem abaixo:
Como regras fundamentais os sistemas de segurança devem possuir componentes selecionados através de projeto, sempre verificando a confiabilidade dos componentes. Devem também impedir que a pressão máxima de trabalho seja excedida, assim como pressões perigosas de pico. A perda de pressão também podem ser fatores de risco aos sistemas de segurança.
Para profissionais que queiram se aprofundar na matéria recomendamos a leitura de algumas normas, tais como: ISO 4413, ISO 4414, ISO 1219-1.
Cada sistema (hidráulico ou pneumático) possuem suas particularidades de funcionamento e projeto, poucos profissionais dominam as medidas necessárias para dar segurança a sistemas hidráulicos e pneumáticos, o ideal é procurar profissionais com certificação CMSE.
Elaborado por: Eng. Marcos Siqueira