Seja no esporte ou nos negócios, tudo é sobre consistência!
Pois é, o que ninguém nos contou na escola, na faculdade ou em casa é que, você terá dias difíceis e normais, mas mesmo assim deverá produzir, seja no esportes, seja nos negócios.
Durante a vida, principalmente nas carteira da escola, nas universidades ou até nos videos do You Tube, foi normal acompanhar discursos cheios de amor dos professores, contando seus cases de sucesso ou ainda ver um video emocionado do Steve Jobs contando como foi uma jornada maravilhosa construir a Apple, repleta de encanto e conquistas louváveis.
Pois bem, eles contam isso em horas, as vezes duas ou três e fim, mas ninguém nota que a vida deles foi composta por 50, 60 e até 70 anos trabalhados em dias normais. A Realidade é que a vida, assim como os negócios, é uma ultra maratona, não um sprint de 100 metros.
O que eu quero dizer com isso é que, durante a sua jornada corporativa, seja empreendendo ou ocupando um cargo em uma empresa, você terá mais dias normais do que dias incríveis, onde terá que entregar resultados consistentes, apresentar um bom trabalho e atender aos clientes como se estivesse em seus dias mais incríveis. Isso que eu chamo de consistência!
Como eu ja disse, acredito que a vida e os negócios são equivalentes a uma ultra maratona, onde você irá correr por 160km's sabendo desde a largada que irá se cansar, sentir dor, frio, pensar em desistir, quebrar, sentir mais dor e mesmo assim, segurar o seu pace como havia programado. Um Ultra maratonista não termina uma prova dessa empurrado pela motivação, mas sim pelo ímpeto e pela consistência, entre planejar e entregar como o planejado independente do seu estado de espirito naqueles últimos ou próximos 10km's. A motivação faz ele cruzar a linha, mas com certeza a consistência o faz chegar até lá!
Imagine um atleta que só fizesse dieta nos dias motivados, ou ainda entregasse seus melhores treinos só quando acordasse com tesão? Com certeza ele não ganharia nada e, para ilustrar isso, veja o que Michael Phelps (maior medalhista olímpico) pensa sobre isso:
Recomendados pelo LinkedIn
“Quem acorda todos os dias super motivado para ir trabalhar? Eu também tive momentos em que não queria sair da cama, mas esses eram os dias mais importantes porque eu consegui aumentar a minha performance em 30%, em comparação com o que teria feito se não tivesse ido treinar. Treinamos 365 dias. A maioria das pessoas não faz isso. São essas coisas que nos fazem ter sucesso”,
Agora, por qual motivo não conseguimos transportar esse ímpeto e nível de consciência para o mundo dos negócios? Será que ainda estamos presos ao falácia vendida nos últimos anos do propósito, esperando por uma luz divina que nos direcione a um trabalho ou ocupação que garanta 100% de motivação diária, ou estamos apenas presos a uma muleta eterna de depender de motivação para agir?
Hoje cedo ouvi uma live do Joel Jota que me inspirou a escrever esse texto, onde ele disse e repetiu algumas vezes. "primeiro eu, depois o mundo. Não inverta a ordem!" Se você quer que o mundo te enxergue diferente, primeiro faça sua parte e pare de esperar que apenas venha.
Board Advisor & Conselheiro Consultivo de Startups | Hub de Negócios & Matchmaker em Seguros | Insurtech Hunter | Transformação Digital & Inovação |
2 a👏🏻👏🏻