Seja grato...
Tenho certeza que você já ouvir a seguinte frase: "Gratidão é quando a alma diz obrigado!".
A gratidão, assim como o amor, é um dos sentimentos mais nobres que existe.
Ser grato é bem mais que reconhecer um favor, um benefício, mas é o ato de abrirmos o coração e deixar fluir este sentimento que envolve nossa alma. Ser grato não é uma tarefa fácil, pois ela envolve sensibilidade, humildade, compaixão, reconhecimento, enfim, é preciso ter amor pra ser grato. Só agradece as bênçãos de cada dia quem pode ver e sentir a beleza da flor, a importância do ar e a ternura do orvalho. A relva sorri e agradece na sua simplicidade sentindo de manhã os primeiros raios do sol, após uma noite fria e uma madrugada gélida. Assim devemos ser, assim devemos agir sendo gratos ao Criador que entre tantas dádivas nos deu a vida.
Ser grato é reconhecer que alguém nos ajudou, que alguém nos estendeu a mão, que alguém fez alguma coisa por nós. É reconhecer que alcançamos uma vitória, porque alguém segurou a nossa mão e nos puxou para cima.
Entretanto, na vida nos deparamos com sentimentos inversos, sendo que para cada sentimento há uma face obscura e que muitas vezes são mais protagonistas da vida. Infelizmente, o mundo ainda é muito ingrato. Frente a ingratidão, há murmúrios, reclamações, vingança, ódio, lástima, choro. A ingratidão em si torna a vida vazia, sombria e triste.Um ser ingrato é tomado por ressentimentos e mágoas que não contribuirão para a sua felicidade. Na sua maioria, olham para o futuro com medo, pois imaginam que tudo pode dar errado ou que contratempos tomarão conta de tudo.
Sentir gratidão é muito mais que repetir inúmeras vezes, de forma mecanizada "muito obrigado" , é muito mais que isso. Ser grato não nos custa nada, preenche as nossas vidas com sentimentos prazerosos de ganharmos algo. Esopo já dizia: "A gratidão é a virtude das almas nobres.".
Ei, você respira? Tem um trabalho? Tem família? É capaz de falar, andar e ver? Tem alimento na dispensa? Tem motivos para sorrir? Tem amigos?
Faça uma lista de todos os motivos que faz a sua vida feliz, e também aqueles que precisam ser ajustados para o êxito, e agradeça. Simplesmente, agradeça.
Que você possa dizer o que Napoleon Hill disse: "Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o auto-controle, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria.".
Seja grato por tudo, por tudo e você terá o maior tesouro que pessoas humildes possuem, já dizia Shakespeare.
Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes.
{ Albert Clarke }