Seja relevante, faça a diferença

Seja relevante, faça a diferença

Uma frase bastante interessante publicada no livro "O Novo Mundo das Marcas" de Scott Bedburry diz o seguinte: "Até a melhor campanha de marketing cai por terra quando é repetitiva a ponto de virar um estorvo. A insistência exagerada em determinada campanha causa grandes danos a uma marca, levando o consumidor a procurar o controle remoto, mudar a estação de rádio ou virar a página do seu anúncio impresso no mesmo nanossegundo em que percebe que é só você, de novo." Este comentário já retratava bem a necessidade de renovação na publicidade, naquele momento. Necessidade de fazer diferente, de evoluir, de mudar.

O desafio só cresceu desde a publicação do livro em questão. Segurar a atenção de seu potencial cliente que não permite intervalos comerciais em seus entretenimentos, que pode simplesmente buscar informações em qualquer lugar, a qualquer momento, através de diferentes dispositivos conectados entre si e num mar de opiniões compartilhadas é cada dia mais complicado, instigando o mercado publicitário. Mas a sugestão é simples; faça diferente, seja relevante.

Se na propaganda não esta fácil, na vida profissional não é diferente. Concorrer, ou ser relevante, diante de pessoas conectadas permanentemente à outros milhares de pessoas através de seus aplicativos sociais pode ser ainda mais desafiador. Para sair do anonimato o caminho não é fácil, nunca é confortável, mas é o 1º passo para quem deseja crescer. É necessário se expor, apresentar suas opiniões e posições sobre todos os assuntos, acrescentar, inovar, enfim, ser relevante para o grupo e para a sociedade. Ao se expor o profissional vai, certamente, receber criticas, algumas fundamentadas que podem ajudar no crescimento e em sua formação, outras infundadas, com intenções dúbias, então será necessária habilidade para superar estes obstáculos, para separar a boa da má critica e pensar adiante, continuar sendo relevante, crescendo a cada dia.

De qualquer forma a dica é valida, seja relevante, faça a diferença, inove, pratique estas ações que certamente será beneficiado. O mundo precisa do arrojo e de pessoas capazes de fazer a diferença, de mudar para evoluir, para sair da mesmice em que vivemos.

Publiquei a versão original deste artigo em 2006, mas o conceito básico não mudou, pelo contrário, foram adicionados novos desafios e oportunidades, na verdade mais desafios que oportunidades, então cada dia mais, precisamos fazer diferente, principalmente quando pensamos em propaganda e posicionamento no mercado profissional em um mundo "on demand".

Luciano Piteli
Administrador de Empresas 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos