Seja sempre Coca-Cola
“A Coca-Cola é a Coca-Cola e ainda assim está todo dia com anúncios nos jornais, na televisão, na internet”. Há muito tempo ouço este argumento. Da faculdade ao mercado de trabalho, passando pelo curioso que faz aquela “arte” bacana, todos são unânimes em utilizar a icônica marca de bebidas como um grande exemplo da importância da propaganda para uma empresa. Mesmo que essa empresa já esteja mais que consolidada em seu mercado.
“Ah, mas a Coca-Cola é a Coca-Cola, uma gigante mundial, tem verba à vontade para investir em comunicação”. Sim, e tudo isso graças há anos e anos de trabalho árduo e investimento maciço em... comunicação. Ou você acha que a marca já nasceu grande, global, sem passar pelas agruras enfrentadas no início de todo negócio?
O fato é que para ser grande é preciso, primeiro, ser pequeno. E, a partir daí, seguir seu caminho fazendo as escolhas corretas na construção da imagem da sua empresa. Pode apostar, isso faz muita diferença, principalmente em momentos de crise.
Por falar em Coca-Cola, a companhia anunciou no início do ano sua estratégia de marca única e as novas embalagens de todas as versões de sua família de produtos. Todas terão o icônico disco vermelho, que ganhou destaque na atual campanha “Taste the Feeling” (“Sinta o sabor”, em português). Com o movimento ela unifica visualmente os produtos Coca-Cola, Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life – esta última, que leva stevia, a ser lançada nas próximas semanas no Brasil (com outro nome, ainda não divulgado). A Coca-Cola Life, inclusive, é uma aposta da empresa para ser aproximar dos consumidores que procuram levar uma vida mais saudável. Ou seja, até a Coca-Cola está buscando se adaptar aos novos hábitos de consumo.
Enquanto isso, ela intensifica sua atuação na mídia e nas redes sociais, mantendo uma conversa ativa e constante com os seguidores da empresa.
“Mas a Coca-Cola está mudando a embalagem? A Coca-Cola está com uma nova estratégia? A Coca-Cola lançou uma nova campanha publicitária? Por que? Pra quê?"
Pra continuar sendo, cada vez mais, a Coca-Cola.