Seleção de leituras sobre gestão de pessoas e futuro do trabalho - Jan/23

Seleção de leituras sobre gestão de pessoas e futuro do trabalho - Jan/23

Sim 2023 começou!!

E um dos meu planos para ano, é tentar compartilhar o que tenho lido sobre gestão de pessoas e futuro do trabalho. Então só bora…. e segue o resumão de janeiro (mês que chegou chegando!)


1. [TENDÊNCIAS]

Como 2023 redefinirá o trabalho, a força de trabalho e o RH

Todo ano Josh Bersin lança seu aguardado relatório anual de tendências para o futuro do trabalho, que destacou algumas tendências (não tão novas assim) para 2023: 

  1. O crescimento contínuo do trabalho remoto, que levará a uma força de trabalho mais descentralizada e dispersa. Isso exigirá que as empresas adotem novas tecnologias e práticas para gerenciar e engajar funcionários que não estão fisicamente presentes no escritório.
  2. A ascensão do "trabalho temporário" e da economia "sob demanda", que verá mais pessoas trabalhando em um projeto ou como freelancer, em vez de em funções tradicionais de tempo integral. Isso exigirá que as empresas repensem suas estratégias de recrutamento, retenção e gestão de talentos.
  3. A crescente importância das habilidades e da aprendizagem ao longo da vida, à medida que o ritmo da mudança tecnológica continua a acelerar e a demanda por certas habilidades muda rapidamente. Isso exigirá que as empresas invistam mais em programas de treinamento e desenvolvimento e criem oportunidades para que os funcionários aprendam e cresçam continuamente.
  4. Maior foco no bem-estar dos funcionários, saúde mental e diversidade, equidade e inclusão (DEI), pois as organizações estão mais conscientes do impacto desses fatores no engajamento e desempenho dos funcionários.
  5. Automação contínua e uso de IA e análise para otimizar os processos de RH e melhorar a tomada de decisões.

No geral, Bersin prevê que 2023 será um ano de mudanças e disrupções significativas no mundo do trabalho e que as empresas precisarão se adaptar e evoluir rapidamente para se manterem competitivas.


Transparência salarial está ficando na moda

Hoje um dos maiores tabus em uma empresa e entre as pessoas, é revelar seu salário. Mas logo mais, isso não seja opcional, e empresas tenham que divulgar abertamente o salário pago para determinado cargo.

No Brasil, o projeto de lei 1.149/22, apresentado na Câmara, visa obrigar empresas públicas e privadas a anunciarem o salário junto com a vaga. 

Nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova York, desde novembro empresas com mais de 4 funcionários passaram a ter que divulgar o salário mínimo e máximo em seus anúncios de vagas de emprego. Na California, isso se aplica para empresas com 15 ou mais funcionários a partida janeiro deste ano.

O assunto é polêmico, mas tende a ser benéfico no sentido de trazer mais transparência e equidade, mas também precisará de uma adaptação por parte das empresas e atenção maior na politica de cargos e salários


Quase metade dos profissionais quer mudar de emprego em 2023, diz estudo conduzido pela Robert Half 

Remuneração, pacote de benefícios, possibilidade de crescimento, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e bom relacionamento com colegas são os principais motivos. Leia mais neste link


Um novo modelo operacional para o RH

Entrevistas com mais de 100 diretores de recursos humanos revelam como o modelo operacional de RH está mudando para gerar valor em um ambiente de negócios volátil. Leia mais neste link


2. [DIVERSIDADE]

O que pode ajudar na hora de colocar uma estratégia de diversidade em prática 

O Relatório Faróis de Diversidade, Equidade e Inclusão 2023, publicado pela Mckinsey, identificou cinco fatores de sucesso comuns nas iniciativas de Diversidade e Inclusão que produziram resultados significativos. Os fatores de sucesso são: 

  • Foque em entender o problemas, buscando dados e identificando as causas-raiz; 
  • Defina o que é sucesso - aspirações claras e quantitativas (o que e quando)
  • Tenhas líderes engajados, responsáveis e comprometidos com a agenda e resultados;
  • Desenhe as soluções considerando contextos específicos;
  • Estabeleça um sistema de gestão que permita monitorar a evolução das iniciativas de forma transparente e que permita correções e ajustes de rota.


3. [FUTURO DO TRABALHO]

O grande de dilema: a volta ao escritório! (Ó céus!)

Muitas empresas ainda não sabem o que fazer em relação a volta ao escritório. Algumas apostam no modelo híbrido sem regras, como SAP e Microsoft, e outras já declararam quanto dias querem que seus colaboradores estejam no escritório, como Google e Apple (3 dias por semana). Bob Iger da Disney, comunicou recentemente que a partir de março, seus colaboradores devem voltar ao escritório 4 vezes na semana, reforçando que em um negócio criativo como o da Disney, “nada pode substituir a capacidade de se conectar, observar e criar com colegas que vem de estar fisicamente juntos”, disse Iger. 

O CEO da Apple, Tim Cook, e Marc Benioff, cofundador e coCEO da Salesforce, expressaram um sentimento semelhante, e se preocupam com a capacidade de gerar inovação, tendo seus colaboradores em casa.

Citibank mandou avisar… se você está com baixa performance, é hora de que voltar ao escritório.

Um tanto quanto polêmico, Citibank tem se empenhado para promover o trabalho flexível, no entanto, colaboradores que não estão tendo um bom desempenho em casa serão obrigados a voltar para o escritório.

Colaboradores do TIK TOK podem ser demitidos se não morarem perto do escritório

O TikTok está se juntando a outras grandes empresas de tecnologia para inibir o trabalho remoto e esta nova política é mais uma aposta neste sentido.


4. [LAYOFFS]

Para a maioria das startups e big techs o foco era crescer, agora o foco é eficiência. Por isso, estamos vendo e ainda vamos ver movimentos de layoffs. Abaixo algumas empresas já anunciaram demissões:

  • GOOGLE - anunciou redução de 12 Mil funcionários
  • MICROSOFT - Deve demitir mais de 10 mil funcionários
  • AMAZON - anunciou ultima onda de demissão - 18 mil funcionários
  • SALESFORCE - 10% do seu time e fechamento de alguns escritórios 
  • SPOTIFY - anunciou redução de 6% do quadro (aproximadamente 600 colaboradores)

A Visual Capitalist também publicou um panorama bem interessante sobre os layoffs nas Big Techs. Leia aqui


Conhece alguém que passou por layoff? 

Scott Galloway professor da NYU, gravou uma mensagem que pode ajudar a superar este momento!


Os Layoffs também podem ter impacto significativos para a agenda de diversidade.

  • As reduções também atingem as equipes de diversidade, no Twitter, a equipe de diversidade, equidade e inclusão encolheu de 30 para apenas duas pessoas, disse um ex-funcionário. 
  • A Fast Company, publicou um artigo que a medida empresas diminuem em meio à incerteza econômica, dados sugerem que os layoffs tem um impacto maior para mulheres e pessoas negras.


5. [PRODUTIVIDADE] 

REUNIÕES, REUNIÕES E REUNIÕES

Shopify incentiva funcionários a recusarem reuniões inúteis e sair de grandes grupos de bate-papo internos

Na empresa já é proibido fazer reuniões às quartas-feiras, mas agora, novas medidas pretendem levar as equipes a repensar o excesso de encontros. Já pensou se essa moda pega? (Seria Mara!) Leiam mais aqui


Está trabalhando online? Faça uma pausa entre reuniões!!

Este é um artigo antigo, mas resgatei recentemente pq estava ficando exausta ao terminar o dia de trabalho, e melhorei quando voltei a fazer pequenas pausas entre um reunião e outra. Por isso, vale lembrar que um estudo feito pela Microsoft, só confirma o que muitas pessoas já sabiam: grande parte do estresse e da fadiga mental se deve às reuniões consecutivas sem descanso. E as principais descobertas do estudo são:

  1. Os intervalos entre as reuniões permitem que o cérebro “reinicie”, o que reduz o acúmulo de estresse das reuniões
  2. Reuniões em sequência podem diminuir a capacidade de se concentrar e se engajar com o trabalho.
  3. As transições entre reuniões consecutivas podem ser uma fonte alta de estresse

Nada novo né? Importante é manter a disciplina e fazer esses intervalos! 


6. [SESSÃO PEGA ESSA DICA!]

40 Ideias para agitar seu processo seletivo!

Apesar de um contexto de mercado desafiador, empresas ainda tem dificuldade de atrair e reter os talentos certos. Neste artigo da Havard busisness review, você encontra 40 estratégias para fortalecer seu processos seletivo. 


Espero que tenham curtido!

Bjos Maju :)

Mariana Rufino

ESG Senior Manager at Itau Unibanco / PLD Alumni Harvard Business School / DEI / Digital Transformation / Change Management / Operations

1 a

Obrigada por compartilhar! Ótimas recomendações Maju!

Thalita Sandrim

Aprendizagem | Educação corporativa | Business Partner | RH | Treinamento

1 a

Que incrível, obrigada por compartilhar!

Fabiana Martins

Gerente de RH no Itau Unibanco | HR Business Partner Manager

1 a

Amei Maju! 🧡🧡🚀🚀

Flávio Barbosa 🏳️🌈

Atraindo e engajando pessoas diversas para o banco mundial mais inovador ♨️

1 a

Adorei! 👏🏾

Mariana Marinho

Mãe da Olívia e da Maya | Senior Manager at Itaú | Estratégia SMB | Mentora | PIX | Embedded Finance | ERP Banking | BAAS | Conta Digital

1 a

Super legal Maria Júlia Kurth de Azambuja ! Ja quero dar o “subscribe” por aqui! Tks !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos