Sem Pressa e Sem Pausa
Freepik

Sem Pressa e Sem Pausa

Neste momento, estou a ler um livro que me foi oferecido pela minha mentora Marisa Carlos . Depois de quase dois meses a participar no CopyExpert, recebi em minha casa uma caixa, com vários presentes. Um deles, foi a obra “O Efeito Composto” escrito por Darren Hardy.

O efeito composto não é propriamente uma novidade para mim. A primeira vez que ouvi falar no conceito, foi quando comecei a estudar sobre investimentos, onde os produtos financeiros de capitalização, fazem-no através do dito efeito composto. Mais tarde, durante uma das aulas do curso do Light Copy, ouvi uma outra terminologia para descrever o mesmo: A Teoria dos Grandes Números.

Em jeito de resumo, Hardy aborda as vertentes da vida nas quais é preciso saber aplicar este conceito com maestria, para conseguirmos ser bem-sucedidos. A maior virada de chave, foi perceber que o efeito composto funciona em todos os aspetos da nossa vida, de forma positiva ou negativa. Apenas nós podemos ditar como vamos deixar que este efeito nos influencie. À semelhança dos juros, também o efeito composto pode trazer benefícios ou malefícios, bem como sucesso ou ruína. Tudo depende de que lado da moeda nos encontramos.

Para ilustrar melhor esta ideia, vou continuar a usar os juros como exemplo. Em termos literais, os juros não têm valor moral; não são bons nem maus. Contudo, eles influenciam negativamente ou positivamente a nossa vida, dependendo de como se enquadram no panorama geral.

No caso de sermos devedores, os juros são maus, porque a nossa dívida vai crescendo lentamente ao longo do tempo, se nada fizermos para a amortizar. Porém, se formos investidores, os juros são a oitava maravilha do mundo, nas palavras de Einstein. Isto porque, o nosso dinheiro é multiplicado, gerando sucessivamente mais capital.

No final das contas, o comprimido mais difícil de engolir (saudações aos nossos amigos anglo-saxónicos) é mesmo o tempo necessário para as coisas acontecerem. O segredo do efeito composto, é sem dúvida o tempo. Trata-se de repetidas pequenas ações, durante longos períodos de tempo, que geram os maiores resultados.

Esta premissa, traz-me para a conclusão do artigo de hoje. Os negócios, não são tão atraentes como os pintam. A atividade empreendedora, é bastante aborrecida, extenuante, solitária e incerta. Até me arrisco a dizer que é tão sedutor, como ver tinta a secar. Os mesmos processos, as mesmas rotinas, o mesmo trabalho.

Todavia, é mesmo isto que separa os empreendedores medianos, dos empreendedores de extraordinários. Os segundos, têm a capacidade de fazer a mesma coisa aborrecida, durante longos períodos de tempo, sem perder o foco. Claro que, no fim, o efeito composto lhes vai dar retorno de todo o esforço que entregaram.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mariana Lopes

  • Uma pequena admissão, ganha uma enorme aceitação

    Uma pequena admissão, ganha uma enorme aceitação

    A transparência vende; esta é a verdade atual, quando falamos em anúncios. O ser humano desenvolveu um radar de tretas…

  • Uma má ideia, tem-se. Uma boa ideia, encontra-se.

    Uma má ideia, tem-se. Uma boa ideia, encontra-se.

    Todos os copywriters dizem-se criativos. Embora isso não seja um problema por si só, passa a sê-lo quando contamos…

    2 comentários
  • O que veio primeiro: a chave ou a fechadura?

    O que veio primeiro: a chave ou a fechadura?

    O penúltimo livro que li o ano passado, foi o “Isto é Marketing” do Seth Godin. Na altura, compreendi a ironia de estar…

  • Cada um tem a vista da montanha que escolhe subir

    Cada um tem a vista da montanha que escolhe subir

    O primeiro dia par do ano começa em grande. Esta é a minha versão do “cada um se deita na cama que faz”.

  • Nunca firas um valor teu

    Nunca firas um valor teu

    Não somos chocolates, para agradar a todos. Se nem a Madre Teresa conseguiu que toda a gente gostasse dela, nem preciso…

  • O cemitério dos perdedores é silencioso

    O cemitério dos perdedores é silencioso

    Vamos falar sobre falhanços epopeicos antes de 2024 terminar? Bora! No último artigo do dia par deste ano, aproveito…

  • Também empurras com a barriga?

    Também empurras com a barriga?

    Para já, lamento começar o artigo logo a seguir ao Natal com tamanho abanão. Apenas não quero que em 2025 continues no…

  • 300km com apenas 1 placa?

    300km com apenas 1 placa?

    Se tu conseguirias sair do Porto, com o destino de Lisboa em mente, muito possivelmente precisarias de várias…

  • Imortais, mas possíveis de enfraquecer

    Imortais, mas possíveis de enfraquecer

    Bom, o melhor é esclarecer já de início o título, antes que alguém pense que falo sobre outro assunto que não marketing…

  • O Medo de ser Grande

    O Medo de ser Grande

    No dia 30 de novembro de 2024, participei no Congresso Nacional de Infoprodutores. O que te vou dizer agora, pode…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos