Senhor Empresário fuja da sua concorrência sangrenta, procure o imenso mar inexplorado!
O ambiente de negócios tradicional, no qual grande parte de nós empresários portugueses fomos criados, no século XX, está desaparecendo em ritmo cada vez mais acelerado.
E nem a “empresa” nem a “indústria” são unidades úteis para a nossa análise adequada, bem como para a dos líderes por nós escolhidos, com o fito de estabelecer uma estratégia de crescimento lucrativo e sobretudo de navegação num mercado onde se não viva a concorrência atroz de um permanente trade-off valor-custo, desfocando-nos do alvo da nossa existência: os compradores, para quem preparamos a nossa oferta.
Não há de facto nenhuma empresa ou indústria que tenha sido sempre excelente, ou se o é, que o vá garantidamente continuar a ser, mas existem semelhanças impressionantes entre as iniciativas estratégicas que produziram e produzem trajetórias de crescimento sólido e rentável.
Tudo depende de si, não depende de produtos seus, ou que represente, não depende de serviços seus, ou que represente, fortemente espartilhados pelo arquétipo de negócio que lhe é imposto pela concorrência.
Quantos posts de empresários e gestores se não vêem de reforço de marketing principalmente de produtos, em muitas vezes de origem global, que já têm de suporte campanhas milionárias de marketing para a sua estafada "base de clientes".
Depende da sua estratégia, inovar com valor, tanto para o comprador como para a sua empresa. A base dos seus clientes é ínfima comparada com a dos seus não-clientes.
Secundarize a sua concorrência, torne-a irrelevante, porque a sua estratégia deve complementarmente preparar uma viragem para novos horizontes inexplorados que alarguem o seu mercado para além das constrições que a concorrência lhe pretende determinar.
A Boost Change desenvolve uma intensa atividade de apoio às iniciativas dos empresários no sentido de aportar para as suas empresas um futuro onde a concorrência se torne irrelevante.
Você empresário, ou líder empresarial, tem de se preparar para criar uma estratégia que mitigue a estagnação e a anunciada redução da procura.
Encontre a forma de desenhar um futuro de valor reconstruindo as fronteiras do seu mercado, orientadas muito para os seus atuais não clientes, desafie os estímulos funcionais-emocinais que lhe são impostos, antecipe as grandes alterações dos tempos que se vivem.
Boost Change - Mário Almeida (mario.almeida@boost-change.com)