Sente que chegou a hora de mudar? 3 passos para te ajudar.
Algo te incomoda e você sabe o que sente: uma certa angústia e insatisfação com o que está vivendo hoje. Talvez esse seja o momento ideal para você para e refletir sobre em que parte da sua vida desperta esse sentimento. Normalmente, a nossa reação frente a angústia é tentar esquecê-la e evitar o confronto da situação, pois o confrontar pode significar tomar alguma decisão, e toda decisão deixa em risco a nossa “grande amiga” zona de conforto. Mas vamos lá, você não quer mais ficar paralisado, certo?
Então, como aproveitar essa sensação para alavancar as mudanças que você quer implementar em sua vida? Como criar uma nova relação com este incômodo, de tal maneira que ele te ajude a andar para frente?
Podemos chamar esse estado de pré-mudança, e sempre que estamos nele sentimos um desconforto. E ele normalmente vai crescendo até o ponto que não há mais o que fazer, a não ser tomar novos rumos. Ou acontece algo que agrava ainda mais o problema e isso também te impulsiona para o movimento. O fato é que como está não dá mais para ficar!
Podemos chamar isso de senso de urgência, um dos fatores de sucesso para a mudança, é aquela determinação profunda para agir e vencer agora.
Vamos fazer um exercício? Esses 3 passos poderão te ajudar a incorporar o senso de urgência para você evitar procrastinar e seguir em frente com clareza e sentido:
1° passo: faça uma lista do que você NÃO quer mais na sua vida;
2° passo: ao lado de cada item, escreva o porquê não quer mais fazer;
3° passo: agora que já está claro o que você não quer, reflita e escreva: o que você pode fazer agora para começar a mudar cada uma destas coisas que anotou acima?
Lembre-se, qualquer passo, qualquer movimento é melhor que nenhum. Pense, qual é o melhor passo possível?
Giuliana Baretta - Life & Professional Coaching - giuli.baretta@gmail.com