SEO – O Que é Melhor: Palavras-Chave ou Tópicos?
Você com certeza já ouviu algumas ou todas essas afirmações: “Técnicas de SEO estão mortas”, “SEO continua relevante”, “Sua principal preocupação deve ser com palavras-chave” e assim por diante.
Essas afirmações são ditas e negadas por especialistas em SEO, e isso lhe coloca uma dúvida: Quem está certo? Como devo agir?
Uma vez que qualquer uma das pessoas que defendem um lado ou outro, costumam apresentar dados que sustentem suas alegações, pode-se afirmar que ninguém está certo. Assim como ninguém está errado. O problema começa quando a análise enxerga uma relação entre o posicionamento no motor de busca e algumas causalidades. Confundiu mais ainda? A pergunta sobre como posicionar seu site nos motores de busca permanece?
Com a atualização do algoritmo de busca do Google há alguns anos, o Hummingbird, a tarefa de posicionar bem seu site / blog deixou de ser apenas a seleção de algumas palavras-chave com bom tráfego e obtenção de alguns links, mesmo que estes não possuam autoridade alguma.
A partir dessa mudança, a forma como se trabalhava o SEO precisou mudar, uma vez que, a partir desse momento, o Google deixou de mostrar resultados baseados apenas no que era digitado e passou a SABER o que você está procurando. Sendo mais claro: Larry e Sergey compreendem o que você busca, mesmo que você não seja muito específico no que digita.
Podemos constatar isso ao fazer uma pesquisa e nos resultados, encontramos poucos ou até mesmo nenhum resultado contendo as palavras-chave inseridas na caixa de busca. Qual foi a prioridade: palavras-chave ou tópicos? A resposta é AMBOS.
O segredo para decifrar esses novos caminhos do SEO passa por entender o que o Google quer realmente. Ele continua com seu foco em ajudar o usuário a encontrar o que estava procurando, mas quer fazê-lo mais rápido. Com isso, ao criar um conteúdo, o principal esforço deve ser em criar algo que faça sentido para o usuário, sem deixar de lado a conexão desse conteúdo com tópicos de pesquisa através de palavras-chave, naturalmente bem inseridas no decorrer do texto.
Como uma das principais preocupações do Google hoje em dia é a experiência do usuário, colocar-se nessa posição pode ser uma boa maneira de pensar nisso. Então, ao desenvolver uma estratégia para criação de site / blog, tenha certeza que a forma como os assuntos que estão sendo abordados farão sentido no momento que usuário fizer a pesquisa. Não deixando de lado as palavras-chave, certificando-se de que as mesmas fazem parte do conteúdo, pois, em conjunto, contribuirão para uma boa indexação.
Além disso, não incorra no erro de condicionar suas palavras-chave aos tópicos e vice-versa. A definição dos termos deve seguir uma lógica que os conecta de forma mais natural possível.
Mesmo que em um primeiro momento pareça complicado, a realidade é que ficou mais fácil e justo. Foque em qualidade ao criar seus conteúdos e utilize palavras-chave que façam sentido dentro do texto. Não esqueça nunca: O conteúdo é rei.
Certo ou errado, quando nos referimos a técnicas de SEO podemos levantar boas discussões. Acredito que essas pequenas dicas possam lhe colocar ou manter no caminho certo para uma estratégia de sucesso. Mas se discorda de algo ou de tudo dito acima: ÓTIMO. Deixe seu comentário que vamos evoluindo essa ideia.