Será que agora entendemos que as Mudanças Climáticas não estão tão distantes assim da nossa realidade?
As mudanças climáticas afetam a disponibilidade de água potável, padrões de clima extremo, segurança alimentar, saúde pública e muito mais. É importante reconhecer como as mudanças climáticas estão afetando nossas comunidades e agir de forma proativa para mitigar seus efeitos e criar maneiras ecológicas de regenerar nosso eco sistema.
Segundo as Recomendações das Juventudes para o meio ambiente e as mudanças climáticas da Pesquisa JUMA, as juventudes de todo o Brasil precisam estar envolvidas na busca por alternativas e soluções ambientais para lidar com as mudanças climáticas. Por isso, além das instâncias participativas que já existem, é preciso construir novos espaços institucionais e não institucionais de escuta.
As evidências produzidas pela pesquisa Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas buscam envolver e mobilizar jovens de todo o Brasil na formulação de políticas públicas e de projetos sociais que colaborem para reduzir os danos provocados pela degradação do meio ambiente e para garantir um desenvolvimento sustentável do país, incluindo as juventudes brasileiras em suas diversas experiências vividas em cada um dos 6 biomas brasileiros.
Assim, acreditamos que não basta apresentar dados sem propor ações: é preciso traçar urgentemente um caminho viável, a partir do diálogo entre evidências e vivências, para a recuperação sustentável dos biomas brasileiros, que não pode mais ser pensada sem as juventudes e sem um
projeto de sociedade mais justa, sustentável e igualitária para o povo brasileiro. Por isso, JUMA vem para dizer que: O meio ambiente é uma pauta importante para as juventudes no Brasil
A pesquisa é uma realização @Em Movimento, @Rede Conhecimento Social, @Engajamundo, @Instituto Ayíka e GT de Juventudes de Uma Concertação pela Amazônia.
🔗Acesse em bit.ly/PesquisaJUMA23