Será que o Processo de Seleção é tão difícil? Ou será que o tornamos assim?
Atualmente percebo comentários que o processo seletivo que antes era considerado um processo mais operacional e não estratégico vem sendo visto como um grande desafio, um processo complicado e difícil um verdadeiro “calcanhar de Aquiles” para as pessoas que os conduzem nas Organizações.
Inclusive mudando a velha percepção de que o processo mais complexo e difícil era o famoso” Desligamento” de um colaborador, tão logo o Processo Seletivo está ocupando esse espaço, por não conhecerem as pessoas e acreditarem que no processo de seleção elas apresentam um comportamento nada semelhante após uma eventual contratação pela Empresa.
E será que é isso mesmo? Será que as pessoas mudam a personalidade/comportamento? Será que realmente conhecemos e entendemos o verdadeiro papel e o porquê de um Processo Seletivo? Será que sabemos como e de que forma ser mais assertivo?
Eu acredito que primeiramente deve-se entender e perceber que o Processo de Seleção é de extrema importância e fundamental para a estratégia do seu negócio, tornando-se sim um Processo Estratégico e não mais uma simples operação na Empresa.
Primeiramente porque no processo seletivo você identifica e seleciona o candidato que estará à frente do seu negócio, nele você apresenta a Empresa não deixando de esquecer que é um processo de mão dupla onde você avalia as pessoas e de outro lado as mesmas também estão conhecendo e avaliando a Instituição, “permita” essa troca, porque cada um tem um valor que mais acredita sendo importante para si e estes podem não ter uma identificação com os valores da Empresa, não gerando uma conexão e permitindo essa avaliação, dando este espaço de escolha o processo se torna mais assertivo.
E devido a estes aspectos que considero importante, lembro também que no processo seletivo você está selecionando o bem mais importante da Empresa “as Pessoas” e que não existe uma pessoa certa ou errada e sim a pessoa certa para o lugar certo, e cabe a você está identificação, digo para você que isso não é difícil ou um problema quando você conhece os Princípios da Empresa, onde ela que chegar e seus Objetivos, conhecendo estes aspectos ficará mais fácil de identificar as competências e o perfil que será mais aderente e assertivo para determinada função ou área na sua Organização, ao mesmo tempo o respeito com o outro que deves ter durante e depois de um processo de seleção.
E neste processo, também aprendi com “ Orian Kubaski”, presidente da ABRH/RS e Gerente de Recursos Humanos do SENAC/RS, profissional de Recursos Humanos ao qual admiro muito e tenho uma enorme gratidão de poder atuar e fazer parte de sua equipe, cinco características fundamentais para se observar e identificar num processo seletivo que são: Lealdade, Amor pelo Trabalho, Brilho no olho, Persistência e o Encantamento/estímulo de Crescimento, digo e confirmo que torna muito assertiva a escolha de um bom candidato.
Obrigada, boa semana
Conte comigo! Estou a disposição!
Sucesso!!