Ser famoso não está em suas mãos. Entregar um trabalho diferenciado e com resultado, sim!
Você já se perguntou honestamente o motivo pelo qual você decidiu seguir a carreira de palestrante? Deve haver realmente um motivo especial para que você decida abraçar essa profissão que está tão em alta nos tempos de hoje, pois nem todo mundo se adaptaria a uma vida de exposição ao público quase que diária. Afinal, subir no palco e pegar no microfone, há muito deixou de ser algo reservado apenas aos que tem talento (ou não) no meio musical.
Tornar-se uma referência no seu meio profissional, não é algo que acontece da noite para o dia. Existem sim, casos de pessoas que em tempo recorde se tornaram conhecidas e queridas do público. E essa situação tem exemplos diversos principalmente na música. Sem citar nomes, podemos afirmar que algumas das celebridades musicais que hoje conhecemos, como num passe de mágica, passaram de ilustres desconhecidos, para a sensação do momento. Por outro lado, também já ouvimos falar daquela banda, cantor ou cantora que só gravou um único sucesso em toda a sua carreira...
O que faz com que uma empresa decida contratar um palestrante para oferecer aos seus funcionários, sócios, colaboradores, enfim, ao seu pessoal, algumas horas de convívio com alguém que tem algo de muito relevante e importante a dizer? E que possa fazer um diferencial de maneira positiva na vida dessas pessoas?
Quando um empresário decide investir na presença de um palestrante na sua empresa, é função desse orador ou dessa oradora que foi contratado, oferecer algo de muito especial para aquelas pessoas que estão ali, na sua frente, dispensando algumas horas de suas vidas, para ouvir o seu recado, fazendo com que a sua palestra seja para o púbico presente, uma experiência de cunho bastante positivo. O palestrante precisa saber alcançar o coração da plateia, tocar suas almas, trabalhar com suas emoções de modo a deixar nessas pessoas a sensação de momentos preciosos que fizeram toda a diferença e que foram um “marco”, um “divisor de águas” em suas profissões.
O palestrante que se compromete em trabalhar a sua marca pessoal, alinhando a sua profissão a um propósito maior, procura sempre dar o melhor de si. Traz sua experiência e vai em busca sempre de mais conhecimento acerca do tema que irá tratar. Faz um bom preparo, estudando, planejando detalhadamente seu discurso – faz um briefing detalhado com o cliente e como irá transmitir ao seu público a sua mensagem, quanto tempo irá durar a palestra, espaço para questionamentos por parte do público, enfim. Gerenciar e planejar todo o roteiro que irá seguir. Falar de um assunto que domine e demonstrar entusiasmo pelo que está expondo, são estratégias que com certeza irão fazer com que esse palestrante, homem ou mulher, ganhe destaque e se torne um referencial nessa atividade.
Vai ser o resultado final do seu trabalho como palestrante, e a entrega de uma experiência, que farão com que você se torne conhecido no cenário das palestras (no mundo corporativo?). Isso fará de você uma autoridade no seu mercado de atuação, ganhando destaque e prestígio, tornando-se um foco de luz que outros com certeza irão procurar seguir.