Guatemala - solitário.

Muitas vezes as decisões e responsabilidades da liderança podem afastá-la da equipe, mas é possível minimizar isso não é uma tarefa fácil, lembro que em 2013 passei 200 noites na Guatemala montando um Super. Projeto para minha antiga empresa Outsourcing (call center) de 600 funcionários, e a muitos anos escuto sobre a temática da liderança e sua relação com a solidão, e tudo o que envolve a influência do poder no distanciamento do “mundo real”, se é que podemos classificar assim. Antes de tudo, acho interessante analisar a função do líder em uma organização, empresa ou grupo.

Creio que o principal objetivo dentro dessa temática é entender que o líder faz parte de um conjunto, que possui suas forças e fraquezas. O líder é muito mais do que detentor de decisões estratégias. Ele é um influente ponto de concentração de estabilidade e sabedoria. É quem equilibra times, a empresa, o ônus e o bônus de tudo o que envolve aquela organização.

Muitas vezes pela solidão isto me afastou-me do grupo que comandava, pois, este comportamento não influencia apenas na reação de seus liderados, mas também no afastamento da realidade. Chegar ao topo não é tarefa simples. Manter-se nele é ainda mais desafiador – sem contar o quanto é cansativo gerir vida pessoal e a carreira, que não raramente preenche muito mais o tempo daquele profissional. Com isso, vem o estresse. As dúvidas e o distanciamento da família, minha mulher que diga (Erika). Tudo fica mais tumultuado e a solidão, nestes casos, pode ser um mecanismo de defesa intrínseco.

Isto me fez ver que a solidão decorrente da liderança deve ser vista como algo natural, que faz parte da função. Um líder é naturalmente só, quando analisamos de forma hierárquica. Além do mais, em muitos casos, será função desse profissional tomar decisões estratégicas que não agradarão a um determinado público, mas que poderão ser necessárias para a perenidade da empresa, por exemplo. E essa tomada de decisão é tarefa exclusiva do líder, ou seja, ele deve conduzir ocasiões sozinho. E também pude notar como meu Líder deveria se sentir sozinho isso é comum em todas as posições, deve-se apenas trabalhar essa situação para que não comprometa os relacionamentos interpessoais. Pois não há Líder sem um time e não há time sem Líder !!!!.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcio M.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos