O título pode estar te trazendo uma sensação de soberba, mas ledo engano.
Ser referência profissional não tem relação com o ego ou com entender que você deve ser o centro do universo.
A referência profissional é alcançada quando trabalhamos duro para entregar o nosso máximo. E isso leva as pessoas a entender que estamos sendo extremamente profissionais e muito preocupados com a entrega do nosso trabalho.
Mas afinal, como ser referência na profissão que escolhemos? Como começamos? Quais caminhos devemos seguir? Quais cuidados devemos tomar?
Aqui trago seis (06) pontos essenciais para SER REFERÊNCIA.
- AMBIENTE: Preocupar-se com os ambientes que estamos inseridos é a primeira atenção que devemos ter. Caso nosso ambiente não seja adequado, temos duas possibilidades: a. mudamos/trocamos de ambiente ou, b. transformamos o ambiente em que estamos.
- EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO: Estar preparado e com conhecimento técnico é essencial para qualquer profissão/atividade. Matricule-se em uma instituição de ensino confiável. Busque conhecimento em livros, vídeos, áudio-livros, filmes, séries. Diversifique a sua busca e divirta-se ao longo do caminho.
- EXPERIÊNCIA PRÁTICA: Se necessário, estagie. Participe de trabalhos remunerados ou não, na sua área. Entregue-se à prática.
- NETWORK: Invista no network. Relações humanas são essenciais para nossa prosperidade profissional. Sente na mesa de pessoas que estejam em uma posição mais avançada do que a sua. Isso pode lhe trazer desconforto no início, mas lembre-se que ninguém começou sendo o melhor na sua atividade. Crie laços profissionais. Participe de eventos com o intuito de fazer contatos profissionais. Apresente-se.
- TRABALHE PARA VOCÊ: Lembre-se que em qualquer atividade, nosso desempenho deve ser o mesmo, seja se você é empregado ou o dono do negócio. Entregue o máximo que você puder. Não se economize.
- PERSISTÊNCIA/DEDICAÇÃO: Vai ser cansativo, vai doer, vai dar vontade de desistir. Vai aparecer aquele sentimento de que esta não é a sua praia. Tenha certeza de que quando a baixa autoestima, o desânimo chegarem, você será forte o suficiente para buscar motivação, seguindo com disciplina. Foque no seu propósito, naquilo que te motiva e que está no teu radar como combustível. Siga firme e forte. Vá em frente.
A partir destes seis pontos você já vai poder desenhar a sua trajetória e focar naquilo que realmente importa.
O ideal, além disto, é ter um profissional com conhecimento adequado, para te ajudar a seguir adiante.
Contrate uma pessoa que vai estar ao teu lado, quando todas as outras pessoas te abandonarem. Economizar nisto é botar dinheiro e tempo fora.
#vemcomigoenaodesiste #carreira #referência #lideranca