Ser um Presente
Será que dá para viver de forma a ser sempre um presente para todas as pessoas?
Nos contatos diretos ou indiretos, ao vivo ou à distância, agora e em todos os momentos?
Como?
Ser um presente ...
... ouvindo com a mente e o coração abertos e ... vazios. Com espaço para acolher ideias muito diferentes das minhas. Com a mais pura intenção de entender as necessidades do outro. Para podermos descobrir, juntos, os melhores caminhos.
... pensando sempre coisas positivas a respeito de todas as pessoas. Mesmo que elas se mostrem apressadas, manipuladoras, escondendo o jogo, agressivas. Há muitas razões para esses comportamentos. Inclusive não ter consciência das consequências da forma de ser. Pensar sempre positivamente ajuda a ajudar o outro.
... olhando a alma das pessoas. Não o que está aparente, mas o que vai no íntimo. Quando olhamos as pessoas integralmente descobrimos que temos muito mais em comum do que diferente. Um olhar doce, compassivo, curioso, revela o melhor que cada um tem. E aproxima.
Ser um presente ...
... cuidando do outro como gostaríamos de ser cuidados. Afinal, só existimos quando alguém nos percebe. E os outros também só existem para nós quando nós os percebemos. Ou seja, o outro e eu somos um só na existência. Então, cuidar de mim é cuidar do outro também.
... tendo paciência, pois cada pessoa está num estágio de evolução diferente. Por isso, pode ser necessário repetir a mesma coisa muitas vezes. Repetir as mesmas ideias, os mesmos gestos, as mesmas expressões. O mesmo exemplo pessoal. Até que sejam percebidos.
... falando palavras de compreensão, de estímulo, de inclusão. Palavras construtivas, que sempre destaquem algo positivo na comunicação do outro. Mesmo em situações críticas. Palavras que dissolvam barreiras. E gerem entendimento.
Ser um presente ...
... perguntando. Mostrando interesse genuíno no que o outro quer expressar. Perguntar olhando nos olhos. Perguntar com o corpo inteiro, com a alma leve. Perguntar mostrando que o outro tem muito valor e que, juntos, todos podemos evoluir.
... dando a outra face. Fazendo ao outro o oposto que ele nos fez. Se ele foi agressivo, responder com doçura. Se foi desonesto, responder com ética. Se foi manipulativo, responder com transparência.
... lembrando momentos especiais para o outro. O dia do aniversário, o dia em que se conheceram, as jornadas que enfrentaram juntos. As alegrias que compartilharam, as tristezas que superaram, o crescimento que um proporcionou para o outro.
Ser um presente ...
... ajudando sem ser notado. Sem querer coisa alguma em troca. Pelo simples prazer de fazer o que precisa ser feito.
... servindo aos outros. Esta pode ser a razão da nossa existência: fazer algo que eleva o outro a um patamar mais alto de felicidade. Nada se compara à alegria de criar felicidade.
Recomendados pelo LinkedIn
... perdoando. Pois muitas pessoas não sabem o que fazem. Não têm ideia do porquê agem da forma como o fazem. Nem dos desdobramentos das suas palavras, ações e omissões. Quando tomam consciência e são perdoadas de duas escolhas equivocadas, evoluem como seres humanos. E quando nós perdoamos, e nos perdoamos, nós também evoluímos.
Ser um presente ...
... agradecendo a abundância com que somos agraciados a cada momento. Abundância de desafios, de oportunidades, de relacionamentos, de aprendizados.
... celebrando os sucessos dos outros. Afinal, só podemos ser integralmente felizes se todos à nossa volta também forem. Quando celebramos os sucessos dos outros estamos celebrando nossa contribuição para ele. Que sempre é de todos.
... abraçando. Compartilhando energias positivas que só podem ser transmitidas com o contato físico. Com o calor do corpo e as energias da alma.
Nestes dias que antecedem as Festas, eu posso cultivar esta ideia.
Eu posso ser um presente
em todos os momentos da minha existência.
Dezembro 2023
ser um
Senior Executive with International Expertise in Product Design, Product Management, Consumer Marketing, Technology Development, and Brand Strategy.
10 mEu li algo recentemente que este artigo me fez lembrar: "My goal in life is to have surplus value in terms of the amount of love I give, as opposed to the amount of love I've received."