Ser um profissional bem sucedido é...
A resposta veio rápido ou você ainda está pensando sobre quais as melhores palavras para completar os três pontinhos? Ou ficou meio intrigado com o Bruce Wayne como imagem desta publicação? Logo falaremos dele... Mas, concordo que há perguntas para as quais as respostas não são assim tão evidentes e às vezes nem conhecidas. Elas nos intrigam também.
Comecemos, então, com alguns sinônimos para a palavra SUCESSO, no estilo brainstorming, para ver se fica mais fácil de completar a frase que dá título a esta publicação:
evento - caso - acontecimento - acaso - fato - episódio - desfecho - coroamento conclusão - resultado - vitória - triunfo - êxito - sensação - glória - feito felicidade
Sucesso é algo que todos buscamos, independente de grandes ambições. Isso é inegável. Seja no papel de empregado ou de patrão, quem não quer escrever sua própria história com todas (ou quase todas) as palavras acima? Ao mesmo tempo que isso é uma unanimidade, a percepção sobre o que é ser bem-sucedido é extremamente subjetiva. Não por acaso um dos sinônimos apresentados é a felicidade, o que também depende do ponto de vista.
Para ser bem sucedido, existem pelo menos três qualidades que, ao serem cruzadas, resultam em ações de êxito pessoal e, consequentemente, profissional: criatividade, propósito e serenidade. Você já havia pensado sobre como essa relação pode interferir diretamente no seu sucesso?
Criatividade pode ser facilmente associada ao famoso jogo de cintura. Um dia dificilmente acontece exatamente igual ao outro. Podemos até pensar que a rotina nos limita, mas apenas no que diz respeito a definir quando e com que frequência deverão ocorrer as atividades às quais nos submetemos constantemente. A forma como cada uma desses compromissos ou tarefas acontece é bastante variável, o que demanda soluções criativas, sobretudo quando decisões precisam ser tomadas.
Há quem pense que criatividade é coisa reservada apenas aos ditos criativos, ou seja, profissionais que lidam com essa habilidade o tempo todo, como arquitetos, publicitários ou designers. No entanto, a boa notícia é que basta ter ideias e colocá-las em prática, sem necessidade de feitos inéditos ou incríveis. Às vezes uma simples escolha de rota alternativa no caminho para o trabalho já estimula nossa criatividade. E ao vivenciar uma quebra na rotina, vários insights podem vir à tona. Aliás, eles costumam justamente acontecer quando não estamos procurando e em situações de maior descontração.
Serenidade, outra qualidade de pessoas enquadradas nas categorias zen, naturebas, hippies, alternativas ou envolvidas com religião. É fato que estas normalmente estão mais conectadas com suas próprias naturezas, sendo capazes de aceitarem-se melhor, do jeito que são. Como profissionais buscando sempre a excelência, a performance e aquele je ne sais pas quoi para conquistar o mundo, chegamos em alguns momentos a passar por cima da nossa essência, de nossas necessidades, de nossos desejos para nos moldarmos conforme a cultura organizacional ou o perfil genérico do profissional do nosso mercado de atuação.
O resultado? Insatisfação, desmotivação, baixos resultados, qualidade de vida inexistente no ambiente de trabalho, turnover constante e por aí vai. É como querer ser o Bruce Wayne e o Batman, ou o Clark Kent e o Superman. Todo super herói sempre sacrifica algum aspecto da vida para ser o que é. Ser sereno é como reza aquela oração que com certeza você já leu no Facebook, em algum PowerPoint de auto-ajuda ou num parachoque de caminhão...
Concedei-me Senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que eu não posso modificar. Coragem para modificar as que eu posso. Sabedoria para distinguir uma das outras.
Se você for ateu ou agnóstico, não tem problema. A mensagem é a mesma, ou seja, é preciso ser realista, mantendo a positividade e buscando aprender com a jornada de todos os dias. A sabedoria está ao alcance de quem quiser, sem necessidade de mestres ou gurus.
Finalmente, falemos sobre propósito. Propósito é aquilo que nos move, ou seja, um objetivo, um plano, um alvo, uma meta. Nesse sentido, é comum ver profissionais ainda tateando no escuro, tentando descobrir qual a sua real vocação ou segmento de atuação ideal. Também há quem diga que a melhor maneira de atingir uma meta, é não ter uma... Mas isso é o discurso padrão de quem nada tenta e, consequentemente, nada alcança.
Para isso, autoconhecimento é fundamental. De nada adianta encher a parede de títulos, certificados e diplomas, se na vida real nada disso fizer sentido em relação ao nosso propósito de vida. Daí a relação com felicidade, um sentimento bom que só se vivencia a partir da superação de dificuldades e obstáculos (que não costumam ser poucos).
Portanto, para mim...
Ser um profissional bem sucedido é aprender nas épocas de baixa para saber o valor das conquistas nas épocas de alta, sempre consciente de que ainda se tem muito chão pela frente e a vida é uma só!
Sobre os super-heróis...minha preferência fica evidente na escolha da imagem desta publicação. Mas eu prefiro viver essas emoções apenas no cinema. No dia a dia, minha identidade é única! Viver uma vida dupla não é nada fácil...