Setembro amarelo - você sabe como manter a sanidade mental em meio às demandas diárias?
O mês de Setembro é conhecido pela cor amarela desde 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organizou em todo o país o Setembro Amarelo®. O dia 10 de setembro é a data mais importante por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Cada ano a campanha tem um lema e, em 2022, é “A vida é a melhor escolha!” . É uma campanha de conscientização muito importante, porém muita gente acabou banalizando o termo e muitas ações que vemos nas redes sociais não parecem não levar a sério o seu sentido real.
Embora os números de casos de suicídio ainda sejam muito elevados em todo o mundo, eles parecem estar diminuindo, menos nos países das Américas cujos índices tem aumentado nos últimos anos, segundo a OMS. Quase todos os casos de suicídio registrados estavam relacionados à pessoas com transtornos mentais não diagnosticados ou tratados incorretamente. Então reflita: quantos casos poderiam ser evitados se estas pessoas tivessem tido acesso a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade?
Sabemos que as doenças psiquiátricas ainda são um tabu e muitos não admitem a necessidade de acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Isso sem contar as empresas que ainda segregam ou não vêem com bons olhos os funcionários que necessitam de afastamento ou algum cuidado por causa de transtornos mentais.
Por isso, muito acreditam ser um luxo tomar decisões que visam o seu bem-estar. Algumas pessoas creem que, para ter sucesso, é preciso ficar em um emprego ruim ou sofrer com um chefe repressor. Ficam do lado de um parceiro abusivo porque não acreditam ser capazes de conquistar algo melhor.
Então como podemos cuidar da nossa saúde mental de modo a nos proteger e proteger nosso ambiente de trabalho?
1- Lembre de preservar momentos de auto cuidado na sua rotina:
É fundamental criar rituais diários que ajudem sua saúde mental tipo acordar mais cedo para meditar, praticar atividade física ou ler aquele livro que vc ama.
2- Estabeleça combinações com sua equipe, (envolvendo seu chefe também por que não?) definindo claramente os limites de trabalho e exigências das funções. Evite aceitar condições que ultrapassem seus limites físicos e emocionais pois será inevitável a geração de transtornos mentais no futuro.
3- Ainda no trabalho, busque sempre cuidar de si mesmo . Evite envolver-se em fofocas e intrigas sociais e foque em aprender novas habilidades, fazer cursos de atualização, aprender novos idiomas... O objetivo deve ser seu crescimento pessoal. Não só pela empresa onde está mas pelo desenvolvimento da sensação de evolução e propósito de vida.
4- O cuidado com as coisas ao nosso redor também ajuda na saúde mental. Viver em ambiente desorganizado aumenta o estresse e pode piorar a ansiedade e depressão. Organizar o ambiente de trabalho, cuidar da arrumação da casa, fazer um cronograma de limpeza e tarefas diárias e decorar conforme o seu gosto pessoal (sem precisar gastar muito dinheiro com isso!) ajudam bastante.
Recomendados pelo LinkedIn
5- Tenha uma alimentação balanceada, sem excessos, faça visitas anuais ao médico para avaliações de rotina e estabeleça limites diários para uso de redes sociais e eletrônicos.
6- Caso ache que está com dificuldades para enfrentar o dia a dia e sinais de depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais apareçam, busque ajuda profissional. Somente desta forma você e quem está ao seu redor conseguirão entender o que se passa e podem ajudar a enfrentar da melhor forma a questão.
7- E, muito importante: Caso você saiba de pessoas próximas passando por dificuldades e/ou pensando em se matar forneça auxílio. Uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar-se disponível para ajudar de verdade e ter empatia são definitivos para ajudar o tratamento psiquiátrico a salvar esta pessoa.
E ai, o que achou das dicas? Você tem conseguido cuidar da sua saúde mental e do seu ambiente de trabalho? Conta para mim com tem sido estas questões para você.
Especialista em Inteligência Emocional, Empatia e Bem-Estar no Trabalho | Palestrante | LinkedIn Instructor & Top Voice | Desenvolvo QE de Líderes | Escritora | Fundadora Midiamor
2 aTer a consciência dessas informações é essencial para agirmos na prevenção de doenças de cunho emocional! ❤
Engenheiro de Produção ( estudante) I Logística e Logística Reversa I Suprimentos I Soluções Documentais para Conservação e Organização de AcervosI GED I Meio Ambiente e Sustentabilidade l Excel.
2 a👏🏾
Top 10 LinkedIn Creator Sustentabilidade I Líder de Impacto Social Amazon Brasil I ESG I Palestrante I Economia Circular I Mudança Climática I Relações Corporativas
2 aA saúde mental é muito importante para manter uma vida equilibrada. Ótimas dicas, Adriana Leal