Seu publico está em casa, como fazer para atingir ele?

Seu publico está em casa, como fazer para atingir ele?

A mais de um ano, vivemos um momento que nunca imaginamos que íamos passar, em março do ano passado, quando estourou mesmo a crise, a gente nunca imaginava que depois de um ano estaríamos na mesma situação, talvez em um momento até pior e mais incerto, mas o fato é que com tudo isso precisamos segurar as coisas, se manter firmes e seguir.

Como empresários, precisamos achar ferramentas e métodos para manter nossos negócios, de uma maneira segura e sustentável, não é nada fácil, nossas empresas foram formatadas para um outro mundo, que ficou lá em 2020 e não volta mais.

Vários gurus de Marketing decretaram no ano passado várias coisas que algumas se confirmaram por serem obvias, mas algumas outras não, por que está tudo incerto, não tem como prever algo nesse momento, precisamos segurar o agora e se preparar para estar forte quando vier novas mudanças.

O fato é que vivemos a um ano nessa loucura e muitas empresas ainda não se prepararam para o digital, com a flexibilização das restrições de distanciamento que vivemos, muito pela eleição e pelo final de ano, muita gente pensou que isso acabou, que não voltaria mais e com isso perderam muito tempo, quando fechou tudo novamente voltaram a mesma situação que estava em março do ano passado, despreparado para o digital.

Eu seu que para algumas empresas é mais fácil e para algumas é bem complicado, mas o mercado que temos é esse, é abraçar ou se preparar para fechar.

As pessoas estão ficando muito em casa, circulando cada vez menos nas ruas, mas estão consumindo, o consumo é necessário para todos, mesmo ficando mais em casa, as necessidades mudam, mas o consumo fica.

Semana passada eu estava em um isolamento muito forte onde não sai por 15 dias de casa para nada, algumas necessidades surgiram mesmo assim, o mundo anda mesmo se a gente não quiser, mas precisei me virar com métodos digitais. Um exemplo do que estou falando é que a ração do meu gato acabou, sem poder sair para comprar pedi pelo ifood, paguei pelo app e foi deixada na frente da minha casa, o problema ali foi resolvido.

Por outro lado, preciso resolver algo da minha conta no banco (que não é digital) e preciso ir a um caixa eletrônico, estou com minha conta nesse banco travada a 15 dias por não poder ir lá, esse é um exemplo de empresa que não se preparou certo para esse período.

Com elas em casa precisamos dar canais digitais para elas, fazer com que elas consigam consumir de onde estiverem, isso pode ser algo sofisticado como aplicativos ou mesmo o nosso grande whatsapp, que as pessoas já se acostumaram a consumir por ali e gostam muito.

Você pode trabalhar com delivery de todo o tipo de negócio, basta saber como fazer que isso chegue de uma maneira legal para o consumidor.

Catálogos digitais são essências aqui, ter seus produtos fotografados e conseguir entregar isso para os possíveis clientes de uma maneira leve e que eles consigam perceber os detalhes do produto, seja com fotos ou vídeos, você precisa preparar isso.

Outro fator importante é o atendimento, não é por que o atendimento não é presencial que ele não precisa ser um atendimento humano, diria que nesse caso é ainda mais importante por que o contato que temos com o cliente é esse, é a nossa chance de converter ele, devemos usar com sabedoria.

A facilidade nas formas de pagamento também deve ser levadas em consideração, hoje em dia existem várias ferramentas para isso, desde picpay até o pix, que facilitam muito a vida de todos e fazem o processo ficar mais rápido.

Precisamos colocar na cabeça que a gente tem que se adaptar a esse mercado, se ele mudar amanha precisamos nos adaptar também, não adianta brigar.

O mundo é cada vez mais digital e isso não tem volta, bora jogar com as ferramentas que temos.

Post feito em parceira com o Escritório de Criatividade e com o Crescer360.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Chris Paes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos