Seu site não converte e você não sabe o motivo? Aqui está a solução.

Seu site não converte e você não sabe o motivo? Aqui está a solução.

Você gera tráfego para seu site mas quando entra no Google Analytics, percebe que existe uma perda de usuários durante a jornada de compra. Como descobrir se o problema são as campanhas que atraem público desqualificado ou se o seu site não converte?

Para descobrir, uma das melhores formas é utilizar uma plataforma de behavior analytics, que analisa o comportamento do usuário em seu site ou app, de forma qualitativa e quantitativa.

Assim, você pode ver gravaçoes de como usuários reais se comportaram nas páginas do site e gerar mapas de calor mostrando os dados agregados dessas visitas. Informações que são essenciais para guiar decisões que busquem a melhoria do seu funil de vendas.

Nesse artigo vou te explicar os conceitos de behavior analytics e te mostrar como instalar o Microsoft Clarity, uma ferramenta gratuita que vai te permitir colher insights sobre seu site sem pagar nada por isso e respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O que é Behavior Analytics?

User Behavior Analytics são processos realizados quando analisamos o comportamento de usuários em uma ambiente digital. Podemos colher dados quantitativos, como o número de acessos ou cliques, ou qualitativos como mapas de calor que mostram as zonas onde mais ações são executadas no site.

Na imagem: Exemplo da interface do microsoft Clarity. Vemos o site oficial da plataforma e algumas manchas vermelhas que indicam onde os usuários executaram cliques.
Exemplo de Mapa de Calor. As zonas mais vermelhas são onde os cliques se concentram.

Isso é possível graças às ferramentas especializadas, que fazem esse tipo de coleta e processam as informações necessárias para que você entenda como está a experiência e desempenho do seu site. Agora, vou te ensinar a instalar uma delas.

Instalação do Microsoft Clarity

Existem diversas opções de ferramentas para realizar análises de Behavior Analytics. O Microsoft Clarity é a que mais ganhou popularidade por ser gratuita, ter uma interface simples e por permitir fazer inspeções profundas.

Para começar a utilizar o Clarity, basta acessar o site oficial e realizar a inscrição utilizando um perfil do Facebook, conta Microsoft ou login do G-mail. Logo somos levados para a criação do primeiro projeto. Considere como projeto cada domínio que pretende analisar.

Na imagem: A tela de login do Microsoft Clarity
Criação de um novo projeto no Microsoft Clarity

Para captar os dados, é necessário realizar a instalação do código de acompanhamento. Ela pode ser feita de 3 maneiras:

  1. anualmentee copiando o código e colando ele entre as tags de <head> e </head> do seu site.
  2. Através de parceiros: basta selecionar uma plataforma parceira e fazer login, a instalação será feita automaticamente. Essa é a OPÇÃO RECOMENDADA para instalação do Clarity, especialmente se você utiliza Google Tag Manager.

Na imagem: A tela de conexão entre o Google Tag Manager e o Clarity
A configuração através do GTM é a opção mais prática.


  1. Enviar código por e-mail: caso tenha um programador ou profissional de TI que possa te dar suporte, é possível enviar as instruções por e-mail.

Após a instalação, o Microsoft Clarity começa a colher dados e após alguns acessos já é possível começar a realizar análises. Se você quiser uma experiência ainda mais completa, é possível fazer a integração com o Google Analytics para desbloquear mais funções de segmentação.

Se esse conteúdo te ajudar, compartilhe com um amigo. Se inscreva e me siga para acompanhar mais conteúdos como esse.

Analisando os dados

Agora que você fez a instalação, pode começar a “espionar” o que os usuários estão realizando e entender o que está interrompendo suas conversões. Para isso, precisamos entender as funções do Clarity.

Gravações

Na imagem uma gralvação de usuário que acessou o site.
Exemplo de uma gravação no Clarity.

A função mais famosa desta ferramenta, “Gravações” permite que você acesse vídeos de como usuários reais se comportaram no seu site. Para assistir é só selecionar uma sessão. Recomendo que sempre acesse esse conteúdo com a opção “pular inatividade” ativa.

Mapas de calor

Os mapas de calor são desbloqueados depois que o Clarity acumulou informações suficientes para perceber padrões de comportamento. Isso pode demorar algumas horas ou alguns dias, dependendo de quantas visitas seu site recebe diariamente.

São excelentes para perceber onde os visitantes depositam atenção e interação. Pode-se analisar os mapas de calor dos cliques, área ou da rolagem(scroll). É interessante verificar periódicamente até onde os usuários visualizam sua página.

Na imagem: Um exemplo de um mapa de calor baseado em áreas. Pequenos retângulos aparecem em cima dos botoões indicanto o percentual de visitantes que interagiram com uma área.
Exemplo de um mapa de calor baseado em áreas.

Painel

Os dados quantitativos são dispostos no painel. Onde podemos configurar filtros para analisar o comportamento apenas de usuários que mostram um padrão de comportamento. São diversas opções de segmentação. Por exemplo, selecionar apenas os que vieram de um dispositivo ou campanha específicos, ou que efetuaram cliques raivosos (muitos cliques seguidos).

Na imagem: Um exemplo do painel do clarity com números e gráficos referentes aos acessos a um determinado site.
Exemplo de um painel no Clarity

Google Analytics

Essa função só aparece em contas conectadas a uma propriedade do Google Analytics. Serve para analisar os dados de web analytics e utilizá-los para criar filtros no painel.

Estratégias de Análise

Avaliação periódica

Com o objetivo de manter a melhoria contínua, faz sentido formalizar o processo de avaliar certas métricas periódicamente. Por exemplo, a cada 15 dias verificar como foi o comportamento de usuários que abandonaram o carrinho.

Teste A/B

O Clarity tem conexão com diferentes plataformas de Teste A/B. Então se você estiver realizando testes de UX para avaliar se consegue gerar mais ações em um elemento do seu site, é interessante acompanhar a repercussão dessa iniciativa através do Clarity.

➡️ Lembre-se de criar filtros para avaliar o comportamente de usuários específicos.

Sob demanda

Percebeu que alguma de suas campanhas tem taxa de conversão menor que as outras? Segmente esse público no Clarity e salve gravações dos usuários para compreender o que está acontecendo.

Relatórios

Envia relatórios mensais com o resultado de campanhas? Adicione mapas de calor das páginas de conversão para discutir onde está perdendo o interesse dos clientes e buscar formas de melhorar essa experiência.


Gisa Andrade

Product Manager | Customer Success | Marketing Digital

1 a

Você arrasa, Pedrinho! Sou seu fã! 🫶

Carmem Lima

Social Media | Redatora | Planejamento Estratégico | Community Manager | Produção de Conteúdo

1 a

Que conteúdo massa!

Hugo Mantovani

Analista de negócios. Desenvolvimento e Implantação de soluções para empresas no mercado digital.

1 a

Parabéns pelo artigo. Direto e reto, simplesmente beeeeeeem interessante!

Gabriel Vicente

Assessor Itaú Personnalité CPA20

1 a

Sabe tudo!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Pedro Simões

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos