Sexta de 3 ∴ Ideias e dicas para nossa alegria (edição #3)
Oioi!
Esse é o número 3 da Sexta de 3. Como de praxe, 3 ideias pra você refletir, criticar, compartilhar! As opções de prato executivo do dia são:
Caso queira ver as edições anteriores basta acessar a página da newsletter em bit.ly/sextade3
Vamos lá!
1) Medo ou alívio de ficar de fora? A paz de dizer "agora não, obrigado"
"Fear of missing out" (medo de ficar de fora) é uma expressão muito popular nos dias atuais em que todo mundo tem algo a dizer, alguma oferta a fazer, produto ou serviço que vai mudar sua vida. Navegar pelas redes sociais consiste em tropeçar em anúncios e a mídia especializada adora um "engajamento" pela criação de expectativas ou medo.
A internet potencializou a nossa capacidade de compartilhar conhecimento, mas as ervas daninhas do ruído também foram amplificadas. Eu aposto que boa parte do tempo que você passa nas redes consiste em separar o útil do inútil, em navegar, arrastar pra cima ou pro lado "minerando" informação. Um trabalho árduo, para o qual muitos supostos facilitadores têm um curso ou uma técnica infalível.
Talvez você não precise ser radical a ponto de deletar todas as suas redes sociais, como sugere Jaron Lanier, mas acredito ser possível desenvolver um estado mental (mindset, se preferir completar seu bingo de palavras top) de lucidez e calma diante dessa infinidade de ofertas aparentemente imperdíveis. Quanto mais tempo você assiste um infomercial das facas Ginsu, mais aquele produto parece ser indispensável.
Vivemos em dias nos quais a pressa é exaltada, o mundo é VUCA ou BANI e uma empresa ou organização precisa ter crescimento exponencial ultrarrápido. Investir não é mais uma atividade de paciência, é preciso buscar ativos com potencial para subir 10, 20% ou mais em pouco tempo, se você não comprar NFTs agora vai perder o bonde, criptoativos vão tornar o dinheiro obsoleto etc.
É preciso certa força de vontade para ter uma consciência plena do seu próprio processo decisório e aprender a dizer "não" ou, pelo menos, "agora não, obrigado". Mas posso garantir a você: a paz e espírito de marcharmos ao nosso próprio ritmo é inigualável. Não quero aqui exaltar a inércia, mas sim lembrar que sempre temos uma escolha. E, por vezes, ficar de fora pode resultar em um alívio que vai manter nossa sanidade mental para aproveitarmos futuras oportunidades.
Legenda: "por que você não usa Facebook como todo mundo?" Mais charges como esta aqui.
2) A mania das startups - uma nova bolha? Deus me livre, mas quem me dera!
Nesta semana a consultoria CB Insights, que organiza dados e publica estudos sobre inovação e tecnologia, publicou seu relatório anual sobre as startups em 2021 com mais de 200 páginas.
No Brasil, a ebulição não é diferente. De acordo com a Distrito, as startups brasileiras captaram US$9,4 bilhões em 2021, o dobro do captado em 2020.
É impossível não comparar o momento atual com a euforia das empresas pontocom no final dos anos 1990. A vontade de ser um "founder" viralizou e encontramos vários "pitches" com ideias que prometem enfrentar as "dores" de setores mal atendidos, tornar a vida das pessoas mais fácil e explorar novos mercados.
O clube de "unicórnios", termo criado para denotar empresas em situação rara de valor de US$1 bilhão e capital fechado, não para de crescer, a ponto de e tornar banal ver manchetes de empresas recebendo dezenas ou centenas de milhões para criar plataformas de jogos, apostas, investimentos, seguros etc. As consultorias e escritórios que assessoram operações de fusões e aquisições têm estado bastante ocupados.
Recomendados pelo LinkedIn
É natural que muitas ideias, por melhores que sejam, não vinguem. Ainda, certamente existem oportunistas que são bons de venda e não estão muito afim de entregar o que prometem. O excesso de liquidez gerado pelos bancos centrais para manter a economia aquecida - que agora gera o efeito colateral da inflação - contribui para avaliações exageradas. Apesar de tudo isso, quando as coisas acalmarem, nossas vidas terão mudado e o mercado terá um novo arranjo, com a consolidação de novos setores. Amazon, Apple, Google e outras estão aí para mostrar isso.
Coisas que não existiam há 20 anos: iPhone, iPad, Android, Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube, TikTok, Twitter, Airbnb, Uber, Bitcoin, Tesla, SpaceX, Gmail, Netflix, Spotify, Google Maps, Waze, LinkedIn, Pinterest, Chrome, Skype, Zoom.
O frenesi que leva à proliferação de startups pode ser explicado também pela "Lei de Potência", um nome pompos da estatística para explicitar que você tem mais chances de se dar bem se diversificar seus investimentos. Em outros termos, se você investir em 10 empresas promissoras em um mercado conotado por incerteza, o sucesso de uma delas pode compensar o fracasso de todas as demais e ainda te dar muito lucro. Sobre o tema, essa resenha publicada no Financial Times é excelente! Está em pré-venda o livro resenhado de Sebastian Mallaby, que promete ser bem interessante.
A pergunta relevante é: seja uma bolha ou não, o que você pode fazer?
Eu não sei a resposta. Só sei que, em uma corrida do ouro, você pode se aventurar a minerar ou, então, vender pás e equipamentos. Ainda, o mercado pode permanecer irracional por muito tempo, então ser profeta do apocalipse pode não ser uma boa se o fim do mundo demorar a chegar.
3) Seleção de livros sobre bitcoin e blockchain
Seja porque você investiu, investe ou quer investir em criptoativos, ouviu falar que uma imagem de gosto duvidoso foi vendida por um preço obsceno ou, ainda, ouviu falar que os bancos vão acabar, provavelmente quer saber um pouco mais sobre esse tal bitcoin e o que raios é blockchain ou NFT. Esse será um tema recorrente nessa newsletter, então fique ligado!
Por ora, compartilho uma seleção de livros que fiz, com links no site da Amazon indicando livros em português e inglês sobre o tema (não recebo nenhuma remuneração pelo link, foi uma lista voluntariamente construída).
Caso ainda tenha paciência para webinars, compartilho minha apresentação para a Associação de Bancos no Rio de Janeiro - Aberj que realizei esta semana.
Aqui você encontra os slides que utilizei:
Para refletir
∴
Caso queira sugerir alguma ideia, só avisar! Espero que o conteúdo seja útil.
Isac Costa | Advogado e Professor - https://linktr.ee/isacscosta
Executiva, Advogada, Mãe, Professora e Velejadora
2 aMuito legais Isac! Parabens!
Advogada e Contadora
3 aMuito bom professor!
Estudante de Direito na USP | Participante no programa Dn'A Women 2020 | Dedicada, empática e sempre buscando desenvolvimento
3 aExcelente a newsletter, Isac!! Obrigada pelo conteúdo!
Director at Original 123 Assessoria de Imprensa
3 aMuito legal, Isac!
Head of Test | Ensuring the proper steps to turn Urban Air Mobility into a Reality
3 aIsac, excelente news letter. Precisa e direta ao ponto com muitas referências se quiser se aprofundar. Muito legal e altíssima qualidade.