Silos de conhecimento nas empresas

Silos de conhecimento nas empresas

Depois de décadas trabalhando a integração entre departamentos, implantando sistemas de gestão empresarial, organizando e controlando processos, permitindo transparência, previsibilidade e gerenciamento das atividades do dia a dia, esta situação persiste.

Se você for ao financeiro e pedir um cheque de alguns milhares de unidades monetárias. Com certeza você ouvirá algumas perguntas como: quem é o requisitante, qual o projeto, foi planejado, fez a tomada e elaborou o comparativo de preços, qual o nível de alçada para aprovação, está orçado ????? E por ai vai. Ou simplesmente vai acessar seu sistema integrado e transacional e verificar as informações, rastreabilidade e disponibilidade.

Agora gostaria de relacionar a Integração de Processos com a Interatividade entre Pessoas, pois o conhecimento e a produtividade não estão somente nos Processos. Também nas Pessoas e em outros tantos Conteúdos dispersos (informações estruturadas e não estruturadas, internas e externas), retida nos colaboradores, parceiros de negócios e clientes.

Quando olhamos a maturidade da integração dos diversos processos na empresa, percebemos claramente a distância enorme para a interatividade entre Pessoas ( departamentos, grupos, comunidades, equipes, atividades, interesses, métodos e práticas).

A Colaboração entre as equipes poderia ser melhor desenvolvida, ainda vemos esforços desnecessários, desconexos, dificuldade de tratar e qualificar conteúdos, reduzindo produtividade (comuns aos objetivos de negócio). E em última instância, dificultando a tomada de decisão e o atingimento de metas.

O que fazer então para atingir o mesmo nível entre Integração de Processos e Interatividade das Pessoas nas organizações, pois o entendimento e a necessidade sempre existiram.

Com Tecnologia e Metodologia, assim como se levaram anos de implantação dos sistemas integrados, a meu modo de ver um novo esforço será necessário para organizar, tratar, analisar, disseminar, reavaliar e estabelecer Inteligência para novos ciclos de melhoria contínua (Mercado, Concorrência, Produtos, Projetos e Serviços, etc...), integrando e interagindo Processos, Pessoas e Conteúdos.

Uma oportunidade enorme de introduzir e consolidar as Redes Sociais Corporativas, coexistindo e potencializando o legado transacional, permitindo o desenvolvimento e a robustez de Novos Modelos de Negócios.

JRMC | www.ebsitsoftware.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ricardo Martins Cezar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos