SIM, QUEREMOS EXISTIR! SIM, QUEREMOS INOVAR!
O contexto da Inovação e do Empreendedorismo em Portugal, teve nos últimos anos uma evolução muito positiva. Conseguimos induzir uma nova cultura de fomento de práticas empreendedoras, de criação de novos negócios, diferenciadores, com valor acrescentado. Várias organizações, através de vários concursos de ideias, de financiamento bancário, capital de risco, etc., auxiliam ao desenvolvimento desta cultura. Surgem novas empresas, muitos casos de sucesso, outros infelizmente nem por isso, mas a economia não fica parada!
No entanto, apesar de todo este novo paradigma, verificámos que muitas vezes aplicamos a nossa cultura de inovação e temos “mais do mesmo”: iniciativas repetitivas: Surgem concursos de ideias por todo o lado e os apoios ao empreendedorismo surgem pouco sistematizados, com regras pouco claras, em muitos dos casos, e sem uma sintonia com as reais necessidades do mercado, ou seja, de quem quer avançar com um negócio.
Urge questionar: Será que temos um real empreendedorismo em Portugal?!
Quando analisamos, é crucial perceber que este não é só um “problema” dos potenciais empreendedores, das startups….Quando vamos às PME´s ou às grandes empresas encontramos realidades que têm como premissa: vamos inovar, trabalhando em conjunto com uma Universidade: e então como fazemos?
Existe um contexto que muitas vezes não é favorável para potenciar a competitividade, para fomentar a inovação, a geração de conhecimento. Não existem ferramentas e programas de apoio transversais adequados às necessidades de uma economia que continua ainda muito instável.
Analisada esta realidade, foi este o pensamento base, que fez com que um conjunto de pessoas de forma individual, dessem um pequeno passo, para juntos conseguirem dar passos maiores. Surge assim a AFI – Associação para o Fomento da Inovação. Na AFI – Associação para o Fomento da Inovação pretendemos dinamizar a comunidade para a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo; fomentar, interagir e criar dinâmicas práticas que proporcionem uma cultura inovadora, transversal a toda a sociedade.
Perante esta vontade de inovar, na verdade também precisamos de si!
Investimento em Startups CleanTech ||| EIT Innoenergy
6 aExcelente iniciativa!