Quanto vale uma homenagem?
Na última sexta-feira, dia 12/04, fui paraninfo de uma turma de 49 jovens advogados, que receberam, na sede da OAB 13a Subseção/MG, sua tão sonhada carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi uma oportunidade ímpar para que eu, novamente, pudesse reviver uma alegria contagiante, de realizar o juramento, de não esmorecer sob pretexto algum, frente às dificuldades que o mundo contemporâneo trás, especialmente para aqueles que assumem o oficio de serem advogados. Ao lado de grandes colegas, pude ver, nos olhos de cada um dos novos advogados, apesar de estarem reticentes, a coragem para começar uma nova caminhada... Nossa vida é mesma feita de recomeços.
A responsabilidade de dizer algumas palavras como "padrinho" me fez voltar no tempo, relembrando minhas raízes e reconhecendo que os dias passam ligeiros. Verdade mesmo, é que cabe a nós, sermos protagonistas da nossa felicidade, trabalhando e conquistando, dia após dia, nosso espaço e nossos desejos. Ao contrário disso, importante mesmo, é não esquecer, jamais, do que realmente vale a pena, nossa integridade e o amor pelas pessoas que nos cercam.
Meu discurso falou sobre a caminhada de um estudante de direito e sobre as dificuldades e alegrias de ser advogado. Para quem possa interessar, segue ele na íntegra.
Nossa conversa hoje tem a ver com o caminho. Desde o dia em que assumimos a responsabilidade de estudar Direito, tomamos pra nós a capacidade de facilitar e resolver a vida em sociedade. Mesmo com pouco estudo, logo nos períodos iniciais da faculdade, nos tornamos referências, seja para composição de litígios familiares, ou mesmo, em nosso ciclo de amizade. Em não raras exceções, nós somos o próprio problema, de forma personificada... Os pais bem sabem disso...
O mais importante disso tudo é que, ao longo deste processo de formação, desenvolvemos a capacidade de nos colocarmos a frente das situações instáveis, tenham elas qual natureza for... Aprendemos a assumir a responsabilidade dos atos praticados e mais que isso, tomamos a iniciativa de resolvê-los.
A capacidade de se impor tecnicamente naquela oportunidades em que a ignorância ou o abuso reinam, afetando a vida social, fazem de vocês advogados, e não portadores de OAB, comprometidos não só com o direito do seu constituinte, mas de forma ainda maior, com um país e uma sociedade mais equânime.
Para a vida, de forma geral, pratiquem aquilo que de melhor o ser humano pode ter: a humildade, educação e a solidariedade.
Para a profissão, sejam estudiosos, habilidosos e absurdamente técnicos e não se esqueçam nunca de que a autoridade do argumento SEMPRE, MAS SEMPRE, superará o argumento de qualquer autoridade.
Sejam felizes exercendo a profissão que vocês escolheram! Vocês ganham hoje uma nova casa e uma nova família. Sejam muito bem-vindos!
Muito obrigado pela paciência e tenham todos uma ótima noite.
Advogada | COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO VERDE | Entusiasta de direito digital e inovação.
5 aParabéns!!!