Simples passos para construir uma cultura de sucesso na sua empresa

Simples passos para construir uma cultura de sucesso na sua empresa

Muitos gestores que possuem times bem organizados acham que estão prontos para alavancar sua empresa e expandir a equipe. Entretanto, trazer mais pessoas significa ter mais vozes, mais opiniões e potencialmente mais dor de cabeça, caso os novos participantes não estejam alinhados com a cultura da empresa.

A noção de cultura organizacional ganhou força após a Segunda Guerra Mundial e foi um ponto de inflexão no estudo das organizações.

Ela é responsável pela definição das diretrizes da empresa e acaba gerando maior satisfação entre os clientes e maior lucro nas atividades. Adicionalmente, motiva os funcionários e ajuda-os a crescer junto com o empreendimento.

Portanto, essa preocupação em manter uma cultura transforma o ambiente de uma empresa, originando mais produtividade e sintonia entre os colaboradores.

Aqui estão algumas práticas adotadas por diversos gestores de grandes empresas para manter a qualidade do trabalho e criar uma cultura de sucesso consistente.

1 – Prefira paixões a habilidades

Habilidades são cruciais em qualquer trabalho, porém não significam nada se não há desejo intrínseco dos colaboradores de realizar os objetivos da empresa.

Treinamentos para a aquisição de novas capacidades devem ser realizados. Mas o ingrediente mais importante que um funcionário deve ter é a paixão pelo que faz.

2 – Faça testes antes de recrutar um candidato

Mesmo que você tenha um ótimo processo de entrevistas, é praticamente impossível saber de antemão como um candidato irá interagir com o ambiente de trabalho se contratado. Ou seja, como ele irá lidar com os clientes e demais colegas.

Uma forma de se minimizar essa incerteza é fazendo testes de situações reais com os candidatos potenciais, tentando trazê-los o mais perto possível de como seria o seu trabalho diariamente dentro da empresa.

3 – Identifique as competências chave

Ter muitos funcionários com talentos distintos facilita a realização dos trabalhos. Porém, colaboradores que sobrepõem as competências dos demais são os que ajudam a empresa a crescer.

Você não somente terá uma certa segurança no caso de algum empregado se tornar indisponível (já que ele poderá ser substituído), como os funcionários também aprenderão formas diferentes de abordar os mesmos desafios e descobrir formas mais eficientes de realizar as tarefas necessárias.

4 – Seja rígido nas avaliações, mas torne-as positivas para todos

Para garantir uma alta performance consistente, é importante que os colaboradores sejam avaliados pelos seus trabalhos. Isso facilita com que as metas sejam claras e comuns a todos. E o que pode ser medido pode ser melhorado.

As formas de se medir a performance dos colaboradores não podem ser brandas, mas também não podem gerar metas inalcançáveis nem avaliações que diminuam a moral da equipe.

Você sabe fazer uma avaliação da maneira adequada? Assista abaixo um vídeo que irá ajudar você ser melhor compreendido na hora de dar um feedback.

5 – Ir para o trabalho deve ser uma experiência inesquecível

Mesmo que você se empenhe em tentar criar uma cultura forte, os funcionários não irão gostar de trabalhar na sua empresa se estiverem tendo uma experiência insatisfatória.

Para se criar uma cultura de sucesso é fundamental que os funcionários tenham um desejo por irem trabalhar, pois saberão que a cada dia terão uma ótima experiência no ambiente de trabalho.

 

TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PORTAL NOSSA CONEXÃO

Confira esse e outros artigos de grandes especialistas:

 

--- Meus outros artigos podem ser encontrados aqui 😏 ---

Conecte-se a mim! Minhas redes sociais:

🎥 YouTube

📖 Facebook    

🐥 Twitter    

👻 Snapchat: danielscottemp 

📷 Instagram: danielscottemp

www.danielscott.com.br

►► Você também pode entrar na minha lista de emails, para receber 1 vez por semana minhas informações privilegiadas e artigos mais recentes ◄◄

João Bulhões

GERENTE GERAL na MBPESSOAL OUTSOURCING DE RH e CONSULTOR DE GERENCIAMENTO

8 a

Daniel, ótimo texto! Uma modesta contribuição para nossas reflexões: divaguei durante 40 anos em busca de algo que pudesse orientar a formação de uma cultura organizacional. Fui do conceito primitivo de que "cultura é aquilo que realizamos sem desejar, a priori, fazê-lo" aos mais, intelectualmente, elaborados. Quanto mais lia mais sentia o chão fugir dos pés, até que encontrei em dois mestres da London Business School (Jones e Goffee) a cultura organizacional vista pelos eixos da SOLIDARIEDADE e da SOCIABILIDADE. Os meus fantasmas, então, esvaeceram-se. Hoje, sem a pretensão de ser onisciente, acredito que uma cultura sólida, que mantenha uma organização unida em torno dos seus propósitos, somente poderá ser construída com pessoas solidárias e com um razoável grau de sociabilidade. Daí a ser vencedora, é uma consequência prática. Parabéns, mais uma vez, pelo texto.

Ótimo texto Daniel, realmente temos que ter colaboradores apaixonados pelo que faz, assim teremos colaboradores com valiosas habilidades. Quem ama o que faz, sempre procura aprimorar seu conhecimento e habilidades.

Marcia Yokoyama

Departamento Pessoal na Master Contabilidade

8 a

Gostei muitíssimo do texto, e esse desenho que o ilustra é perfeito!

Caro Daniel, como fazer, desses passos, rotina positiva em uma mineração, localizada em área remota, sem as facilidades da vida urbana e que requer desafios diários, tanto de pessoal quanto material?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos