Sistema de Gestão - Sim ou Não?

Sistema de Gestão - Sim ou Não?

Esta é uma questão que hoje em dia qualquer responsável de uma Organização se depara quase diariamente.

Ou porque o seu cliente o exige, ou porque a sua concorrência direta o fez e não pode ficar para trás ou porque quer uma ferramenta em que ajude a organizar internamente, e por fim, porque alguém lhe bateu à porta e ofereceu a Certificação à sua organização e com isso benefícios financeiros.

Ora bem, é neste ultimo ponto quem vou centrar e que é algo que gera muita controvérsia e discussão neste meio da “certificação”!

Lembro como se fosse hoje, em que as primeiras Organizações a implementar Sistemas de Gestão em Portugal, o fizeram porque houveram apoios Financeiros Europeus, e com isso viram um meio de angariar um “Dinheiro Fácil”.

Pois bem, esta, na minha opinião, foi e ainda é a génese de toda a aversão que muitas Organizações são adversas aos Sistemas de Gestão.

Quantos responsáveis de Organizações em que falamos de Sistemas de Gestão, a reação deles é como se vissem o Diabo em Pessoa?

As Organizações não vêm a mais valia da Implementação de um Sistema de Gestão, os benefícios que com isso podem obter, o profundo controlo de processos, atividades e acima de tudo, o controlo de custos!

Olham para os Sistemas de Gestão como uma burocracia, uma carrada de papel e acima de tudo custos acrescidos!

A culpa de todo este sentimento é nossa, Profissionais que implementamos Sistemas de Gestão a pensar cegamente nas normas e no que os Auditores vão pedir!

Ou simplesmente, porque temos um Sistema de gestão já pré-concebido e o posso aplicar em todas as organizações mudando apenas o Logotipo dos documentos, e assim “Certificar” rapidamente uma Organização, e com isso não chatear essa Organização com “estas burocracias”, e fechar rapidamente o processo da Certificação!

Mas depois vem o revés da medalha, em que as empresas ficam com o tal Sistema de Gestão “montado”, não se revê nele, e claro, passa a ser uma burocracia, só papelada e acima de tudo, é um custo porque não lhe está a trazer retorno financeiro”

Não é este o meu caso, e orgulho-me disso.

Sempre vi os Sistemas de Gestão como um “meio de orientação” para agilizar toda uma estrutura da Organização. Não pensar no que o Auditor quer ver, mas sim no que a Organização pode ganhar com isso e que vá de encontro aos requisitos do sistema Normativo a Implementar.

Os Sistemas de Gestão são concebidos para ajudar as Organizações, e ainda se tornam mais importantes nas Organizações que não tem uma estrutura muito bem organizada, ou que não têm filosofias de gestão implementadas ou muito bem implementadas.

Um Sistema de Gestão bem implementado, ou melhor, implementado para alavancar toda a Organização de uma forma transversal, de uma forma simples e eficaz, é uma das formas mais simples e eficazes de organizar e Gerir toda a Organização.

Estas novas versões dos Sistemas de Gestão que estão em fase final de implementação a nível Mundial são o espelho disso.

A análise e contextualização de uma Organização, uma analise estratégica e as consequentes ações são fundamentais para delinear o Futuro de uma Organização, e também a escolha de bons parceiros para os seus negócios.

Um Sistema de Gestão bem implementado a pensar nestas diretrizes, é uma enorme ajuda ás organizações, e é este o nosso papel, Profissionais que implementamos Sistemas de Gestão!

Não é fácil devido à aversão generalizada aos Sistema de Gestão que os Responsáveis das Organizações sentem, mas esta é a nossa obrigação, demonstrar e os fazer perceber as mais valias.

Esta é uma das minhas 1ªs opiniões sobre esta temática…. Fica no ar e para reflexão e discussão de todos nós, os profissionais destas Áreas.

Um bem-haja a todos.

Daniel Couto


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniel Couto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos