Sites de Emprego x Realidade dos Candidatos

Hoje, nos encontramos na era digital, praticamente tudo é feito através da internet, até a recolocação no mercado de trabalho. Por muitas vezes, nesse período em que estou desempregada, me deparei com a ansiedade e frustração em não conseguir me candidatar para uma vaga, porque era somente para assinantes. Com isso, fiquei refletindo sobre as imposições que são feitas quando da publicação de vagas, na qual aparecem como empresa confidencial, salário a combinar, dentre outras. Entendam meu ponto de vista, a pessoa está desempregada, aparece uma vaga que se enquadra com seu perfil, MAS ela não pode se candidatar porque não é assinante, e nem procurar a empresa que está ofertando a vaga, porque é confidencial. Para onde devemos correr? Que atitudes devemos tomar? São questionamentos que muitas vezes não possuem respostas. Já vi inúmeras pessoas tentando entregar currículo pessoalmente e a pessoa nem se dar ao trabalho de pegar, inventar qualquer desculpa, simplesmente responde, "acompanhe em nosso site e se candidate as vagas disponíveis por lá". Gente e a tal da empatia com quem está desempregado? Ninguém sabe o verdadeiro motivo pelo qual estamos nessa condição. E pessoas que não possuem condições para se tornarem assinantes desses canais, ficam como? Aceitam qualquer trabalho, por valores muito abaixo do que estavam acostumados a receber, com uma enorme frustração. Chamo atenção aqui, mais uma vez, para a desvalorização do trabalho e conhecimento do ser humano. Então, vamos refletir sobre os padrões que estão sendo adotados nas contratações, como podemos mudar e aprimorar nesse contexto. Fica aqui minha reflexão.

#desemprego #sitedeempregos #recolocação #currículo #emprego #trabalho #facaoqueama #sejafeliznotrabalho

Anderson S. Cabral

IT Consultant | Product Manager | Product Owner | CRM Specialist | Digital Products | Data Products | Data Governance | Data Driven

5 a

Esta segregação por parte de alguns (vários) sites de emprego acaba por impedir pessoas que seriam ótimas para a vaga de conseguir passar pela primeira etapa do recrutamento. Isso é realmente muito difícil de entender, porque usam esta estratégia. Nestes casos o importante é manter o foco naquilo que se está buscando e utilizar a rede de contatos para alcançar o emprego, muitas vezes ser indicado pode ser o melhor caminho. Parabéns pelo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos