Situações vividas dentro da área de RH. Contraproposta é uma solução de longo prazo?
A contraproposta é apenas uma forma custosa de adiar o inevitável. Muitos profissionais que aceitam contrapropostas acabam deixando a empresa menos de um ano depois.
Cria - se um mau precedente.
Muitas empresas não consideram a possibilidade de que mais profissionais também considerem pedir demissão para receber uma contraproposta. É provável que outros membros da equipe usem essa estratégia: Explorar o mercado de trabalho como uma ferramenta para renegociar seus salários.
O clima organizacional pode ser afetado. Por mais “merecida” que seja uma contraproposta, outros profissionais vão pensar que existe favoritismo na empresa.
As consequências podem ser inveja e ressentimento no ambiente de trabalho.
As pessoas também podem interpretar a contraproposta como um sinal de que, não importa
o bom trabalho que façam, é preciso uma ameaça de demissão para serem reconhecidas.
Restabelecer a confiança será um desafio. Se um aumento de salário convenceu um profissional a permanecer na empresa, a primeira reação do gestor será de alívio. Mas assim que a crise inicial for amenizada, começam a surgir dúvidas sobre a lealdade do funcionário. E ele sempre pensará que a empresa demorou demais para reconhecê-lo.
O profissional não terá uma performance melhor. Dar um aumento a um profissional não garante que ele atingirá melhores resultados. Alguns deles podem até mesmo pensar que são indispensáveis e perder o incentivo para fazer um bom trabalho. Sua performance pode até mesmo cair.
Oferecer salário e benefícios competitivos, promover políticas de reconhecimento e planos de carreira claros são as verdadeiras estratégias de retenção.