Sobre Chegadas

Sobre Chegadas

Um novo emprego é sempre motivo de alegria porque representa um recomeço, mas também pode ser motivo de ansiedade porque ainda que o processo seletivo tenha sido bem conduzido, há o risco de não se adaptar à nova empresa e, se você pediu demissão do seu emprego anterior para arriscar um outro trabalho, essa ansiedade pode se tornar ainda maior. Em primeiro lugar é preciso deixar claro que qualquer profissional que aceite um novo emprego está assumindo o risco de ter tomado uma decisão errada, tudo pode acontecer: você pode ser desligado nos 90 dias, ou depois de um ano, a empresa pode passar por uma mudança e seu cargo ser extinto, ou por uma crise financeira que resulte em demissões ou ainda você pode não se adaptar à cultura da empresa e chegar à conclusão de que avaliou mal a proposta e não conseguirá ser feliz ali. É a vida como ela é.

Considerando que você está feliz em seu novo emprego e quer construir uma trajetória de sucesso, a primeira recomendação é conhecer sua equipe : aproxime-se das pessoas, busque conhecer a trajetória profissional e pessoal de cada um. Todos ficam preocupados com um novo líder e algumas fantasias são comuns: será que ele vai demitir todo mundo? será que ele vai querer trazer as pessoas com quem trabalhou? Eu sempre recomendo aguardar pelo menos 90 dias antes de tomar qualquer decisão importante, seja mudar um processo, demitir ou até mesmo promover alguém. Você ainda está conhecendo a empresa, a cultura e as pessoas, mas se havia algumas decisões acertadas com a gestão anterior, certifique-se de conhecer o contexto em que elas foram tomadas, e, se houver uma liderança se reportando a você procure conversar e entender a situação como um todo. Se lhe parecer justo, dê andamento ao processo, pode ser um risco, mas demonstra que você deu um voto de confiança pro seu time.

Regra de ouro para quem está chegando: não fale mal do gestor anterior. Ainda que ele tenha sido demitido, isto não significa, necessariamente, que seja um mau profissional. Nós sabemos que nem todas as demissões são motivadas por incompetência. Não questione as decisões que ele tomou porque nunca se sabe em que contexto elas foram tomadas, talvez no lugar dele você teria feito o mesmo. Sem mencionar que esta não é uma postura ética.

Este é o momento também de estabelecer as parcerias necessárias, interagir com as demais áreas, deixar que as pessoas lhe conheçam. É muito comum ao chegar em um empresa ouvirmos avaliações das pessoas ( fulano é ótimo, sicrano é difícil, beltrano é impossível ), a intenção é boa mas é melhor não cristalizar essas impressões e tirar suas próprias conclusões porque nenhum relacionamento é igual a outro. Já construí relações profissionais maravilhosas com pessoas “difíceis” e tive problemas com pessoas “ótimas” .

Por fim, importante definir com seu superior as expectativas e entregas da área e buscar uma maior proximidade neste primeiro momento, afinal vocês estão se conhecendo e quanto mais  clareza, maior a chance de sucesso. Lembre-se: este é o momento de estabelecer relação com a pessoa mais importante da sua vida profissional, seu líder. Se este relacionamento não evoluir, as chances de permanência reduzem drasticamente, mas vale citar um detalhe importante: esta avaliação é recíproca. Aproveite estes momentos para identificar o estilo de liderança do seu gestor e avalie se ele é o tipo de líder que você deseja, mas não esqueça: ninguém é perfeito, nem você. Dentro dessa linha é importante identificar os "gaps" e avaliar qual o efeito que eles provocam em você e, se constatar que vão de encontro ao seu estilo de gestão e valores pessoais, talvez seja o momento de pensar em uma mudança. Muitas coisas são administráveis mas falta de respeito e confiança não. 

Paulo Braga

COO - Diretor Comercial - Mentor em Gestão Comercial

5 a

Muito interessante e importante reflexão !

Já estou ficando ansioso pelo próximo. Parabens ! Muito lucido e maduro.

Carlos Eduardo Tavares

Global Engineering and Program Executive | PMP® PRINCE2® | Capital Project Director | Industrial Manager | PMO Manager | Capex Management | Senior Project Manager | Portfolio Manager

5 a

Parabéns Kilvia Torres de Farias, excelente texto. Concordo plenamente, pois já tive essa éssa experiência tanto que deu certo, como lição aprendida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos