Sobre Lócus de Controle
O conceito de Lócus de Controle refere-se ao modo como percebemos a relação entre nossos esforços pessoais e os resultados obtidos, podendo ser predominantemente interno ou externo. É sobre como a nossa percepção acerca dos nossos próprios sucessos e fracassos nos afeta. Aqui na Casa do Ser aplicamos esse conceito como parte das discussões sobre Carreira, Autodesenvolvimento e Protagonismo.
Com o Lócus de Controle predominantemente Interno, acreditamos que estamos na direção de nossas vidas, que nossos esforços e competências individuais determinarão o que alcançaremos e onde podemos chegar. É sobre estar no controle da própria carreira, exigindo mais de si mesmo, se responsabilizando pelos próprios atos e buscando formas de reparar erros e aprender com eles.
Por outro lado, tendo o Lócus de Controle Externo, acreditamos que nosso campo de influência é muito pequeno. A tendência é enxergar que elementos como a sorte, a fé, a situação política e econômica, o chefe, os colegas de trabalho, ou mesmo a família são responsáveis pelos acontecimentos– sejam bons ou ruins – em nossas vidas.
De uma maneira geral, uma percepção mais interna de controle tende a estar associada a um maior senso de protagonismo, proatividade, empreendedorismo, vivência de afetos positivos e maiores níveis de satisfação e bem-estar subjetivo.
Recomendados pelo LinkedIn
E o que eu posso fazer com isso?
O Lócus de Controle não é entendido como um traço de personalidade e sim um estado que pode se modificar de acordo com a situação e com o ambiente. Dessa forma, a ideia é refletir sobre o conceito para ampliar nosso autoconhecimento.
Quanto mais conscientes sobre como percebemos e interpretamos os diferentes eventos em nossas vidas, mais clareza teremos sobre o nosso próprio senso de responsabilização, sobre o que buscamos e dos esforços que precisamos empregar para chegar lá.
Como essa reflexão me ajudou?
Eu, por exemplo, sempre tendi a internalizar o controle das situações. Por mais que isso funcionasse como um combustível para que eu continuamente buscasse meu melhor, durante muito tempo também foi um fardo. Se tudo depende de mim, basta eu fazer o meu melhor o tempo todo que alcançarei todos os meus objetivos. Certo? Erradíssimo!
Aprendi que meu senso de controle interno só se torna uma fortaleza quando caminha de mãos dadas com a minha vulnerabilidade, capacidade de conexão e compreensão de que “s&*t happens”. Essa autorreflexão me ajudou a compreender que há coisas que simplesmente precisamos aceitar e que posso usar meu lócus de controle no lugar certo para buscar maneiras criativas de enfrentar novos problemas e imprevistos, quando acontecem (e eles sempre acontecem!).
E você? Onde tem estado o seu Lócus Controle?
(Escrito por Clarissa Gazzaneo, sócia e fundadora da Casa do Ser Consultoria)
Profissional de Ensino superior
2 aExcelente! 👏❤️👏❤️