Sobre Marketing e equilíbrio
De tempos em tempos reflito sobre a minha relação com a palavra equilíbrio e hoje esta reflexão veio novamente me visitar, desta vez me provocando quanto à minha profissão. Por isso, peço licença ao meu ilustre professor Mitsuru Yanaze para interpretar livremente suas palavras quando em sala de aula conceituava Marketing.
Parto então para as minhas reflexões levando em consideração que o trabalho do marketing é alcançar e manter o equilíbrio entre o que se promete e o que se entrega, construindo uma relação de troca de valores com as pessoas e com o mundo.
Parece muito simples... óbvio até, né?
É... mas é muito, muito difícil alcançar e manter este equilíbrio.
A tarefa é diária, exige disciplina, consistência, paciência, persistência, humildade e, mais do que isso: consciência.
O profissional de marketing prospera em um processo de observação e análise de si mesmo, do outro e do mundo, o tempo todo. É preciso estar atento e aberto às transformações, mas também entender e filtrar o que é discurso vazio. Em tempos de “Marketing Digital” a clareza das bases conceituais e a experiência offline são de suma importância para separar o joio do trigo neste emaranhado de conteúdos diversos, lançados diariamente na Internet.
Em tempos de tecnologias exponenciais o bom senso, o propósito, a ética e a transparência são grandes diferenciais.
Neste finalzinho de Dia do Trabalhador fica aqui a minha homenagem em forma de reflexão inacabada aos colegas do marketing e da comunicação.
Vamo que vamo!