Sobre medos e inseguranças

Sobre medos e inseguranças

Se você me disser que nunca sentiu medo ou insegurança em toda sua vida, não irei duvidar mas com certeza ficarei surpreso e gostaria de saber como conseguiu isso.

O medo costuma nos acompanhar desde pequenos. Seja pelo imaginário infantil como por algum trauma sofrido, ele aparece em algum momento. Já a insegurança, geralmente surge conforme vamos crescendo. E um sentimento desses acaba se relacionando com o outro.

Geralmente a insegurança se nutre do medo que sentimos. Seja por querer agradar alguém - muitas vezes pessoas próximas como pais, irmãos, cônjuges - e fracassar, de ser criticado pelas ações, de se frustrar se alguma coisa não correr como o planejado, etc.

O medo está aí para nos proteger de situações de risco, que nos coloca para pensar como devemos agir de acordo com determinada situação, sempre buscando confiança. Já a insegurança nos traz certa dificuldade em assumir responsabilidades e concluir tarefas, o que nos torna mais vulneráveis e sujeitos a receber ordens.

Estes sentimentos não são defeitos que precisam ser excluídos de nossas vidas, pois até mesmo as pessoas mais confiantes sentem isso na pele em determinadas ocasiões, porém eles são responsáveis por más escolhas que realizamos todos os dias.

Para lidar com estas sensações, um dos melhores remédios é evitar comparações e sempre refletir acerca de seus pensamentos. Assim você buscará ser a sua melhor versão todos os dias, fortalecendo assim seus pontos mais vulneráveis. Além disso, é essencial que você seja gentil consigo mesmo e não desista nunca de seus projetos e objetivos.

E aí como você lida com seus medos e inseguranças? Vamos conversar a respeito?

Guilherme Castellini

Supervisão de Empreendedorismo Industrial | UpLab SENAI São Paulo | Estratégia Estadual de Inovação Aberta

3 a

Artigo perfeito!! Rotina de quem trabalha com projetos criativos e inovação!!! Parabéns Jeh!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos