Preciso tomar uma decisão, e agora?
Decidir. Termo importante que traz junto dele a responsabilidade.
Não importa quem você é, em que estágio da sua vida está e nem qualquer outra questão que possa existir, tomar decisões é quase que uma obrigação diária.
Algumas são simples e cotidianas, outras mais complexas que demandam tempo, mexem com a razão e a emoção.
Segundo publicação do The Wall Street Journal de março de 2020, tomamos em média 35.000 dessas decisões ao dia.
De quantas você se lembra?
Quais impactaram de fato seu dia? E o dia de alguém?
Difícil responder.
E quando chega aquele momento que é necessário tomar uma decisão importante, seja na vida pessoal ou profissional, que depende única e exclusivamente de sua escolha?
E o medo do arrependimento pela decisão tomada?
Abaixo listo algumas ideias que uso no meu dia a dia e que pode te ajudar na hora de tomar aquela decisão mais complicada que aparecer:
1) Duvide de decisões rápidas
Geralmente são emocionais, e esquecem de medir as consequências que irão vir. Saber o que será perdido e ganho com a decisão é importante na hora de se decidir qual será sua ação.
2) Abra sua mente
Cenários incertos podem ocorrer, e nada melhor do que pensar em variáveis que podem surgir no decorrer de sua escolha. E lembre-se: tomar qualquer decisão apenas com base em seu ponto de vista pode ser um erro fatal.
3) Seja prudente e mantenha seus valores
Ser prudente é ver as coisas como elas realmente são, e para decidir bem é necessário pensar de forma racional. Além disso, é necessário acreditar na sua visão e confiar de verdade naquilo em que acredita ser o correto a fazer.
Embora estas ideias possam ajudar, é necessário ter em mente que acertar 100% das vezes é quase que impossível. O importante nesse momento é transformar os erros em lições e seguir adiante sempre mantendo o foco em direção a seus objetivos.
E aí? Qual a decisão mais difícil que você teve que tomar? Conta aí, vamos conversar a respeito.