Sobre mudanças, motivação e resiliência
Períodos difíceis trazem mudanças, é fato. E todos nós estamos vivendo nossas próprias mudanças interiores e exteriores, cada um ao seu modo. Quando entramos em quarentena e vimos o mundo praticamente parar, a primeira coisa que disse a mim mesma foi: eu não posso parar, não importa o que aconteça. Aqui em casa continuamos a acordar cedo e a nos preparar com alegria para as tarefas do dia, mesmo sem sair de casa. Home office, cabeça ativa, agenda em funcionamento, trabalho no sofá, na varanda, na escrivaninha – vamos variando e nos movimentando.
Nossa secretária tem vindo trabalhar, mas nós a buscamos e levamos todas as vezes. Suas contas eu pago pela internet, para que evite as filas. Fazemos suas compras no supermercado junto com as nossas, para que ninguém se arrisque mais que o necessário; E ela fica feliz, sentindo-se produtiva, cuidada e mantendo seu emprego. Vamos tecendo nossas redes. Assim é a vida.
Álcool gel à mão, sapatos do lado de fora de casa e contato permanente com o mundo, porque não nascemos para viver isolados. E aí vem a outra parte: mais tempo para ler, pesquisar, fazer um curso online, assistir a um filme e conviver em família. Está bom como está? Claro que não! Minha filha tem estudado online e sente muita falta dos amigos e da sua vida "normal", mas estou orgulhosa da sua atitude. Nem uma só queixa. Os adolescentes podem surpreender :)
E vamos cuidando uns dos outros, da cabeça, das emoções e do dia a dia enquanto a solução não chega. Vamos, também, percebendo quantas coisas podem mudar e não fazem falta! Às vezes bate tensão – meu Deus, e as pessoas com fome lá fora? E a economia...o mundo? E a cabeça do meu pai com 76 anos, trancado em casa há mais de um mês? Resiliência tem sido a palavra. Infelizmente as respostas não chegam na rapidez que desejamos. Os planos têm sido de curto prazo – logo eu, que adoro planejar, mas é o que temos. Longe de me conformar, vou me adaptando. Quero estar no time dos sobreviventes, seja contra o vírus ou o que vier. O cenário está aí e os aprendizados, também.
Orientadora Profissional e de Carreira, Especialista em Desenvolvimento Comportamental e Organizacional, Consultora,Coach e Mentora, atua desenvolvendo competências e conectando pessoas a oportunidades.
4 aMuito bom Sassá ! estamos todos vivendo um momento de grande reflexão e mudança. Fomos surpreendidos por essa pandemia que nos fez parar e ressignificar nossos comportamentos, valores e colocou em ameaça a sobrevivência nos mostrando realmente o que é prioritário.
Gestão de Comunicação, Marketing, Mobilização Socioambiental
4 aSobreviveremos, Sassá!!! E tenho esperança que todo o desconforto do momento trará grande e importantes aprendizados! Um cheiro!!!