Sobre o momento das bolsas de valores e o descolamento dos mercados.

Sobre o momento das bolsas de valores e o descolamento dos mercados.

Nos últimos dias, analistas econômicos e gestores de recursos tem externado sua preocupação em relação à rápida recuperação das bolsas de valores internacionais e ao descolamento entre a economia real e os mercados financeiros.

Este debate, pertinente claro está, deve ser o resultado de uma reflexão mais ampla em relação a essência dos mercados acionários e seu funcionamento, as perspectivas para a atividade econômica, a situação das grandes empresas e ao cenário para a alocação financeira de capital para os próximos anos. 

Dito isto, segue, a continuação, uma breve reflexão sobre estes temas.

1.      Sobre os mercados acionários.

As bolsas de valores, geralmente utilizadas como termômetro da economia, não são uma representação apropriada da vida econômica de um país na sua totalidade. Os mercados acionários, e os índices construídos a partir das empresas listadas, representam a situação e perspectivas de um conjunto seleto de companhias de capital aberto, companhias que, em geral, são as maiores, mais eficientes e com maior acesso ao capital na economia de um país.

2.      Sobre as perspectivas para a atividade econômica e a economia monetária.

Como resultado da paralisação parcial da vida econômica, fruto de algumas medidas necessárias adotadas no combate à pandemia, teremos um nível de atividade econômica menor por alguns trimestres. A nova economia que emergirá deste evento será caracterizada pela necessidade de estímulos econômicos governamentais e pelo aumento significativo do déficit fiscal e do endividamento público global. O retorno, gradual, da atividade dará o início de um novo ciclo de recuperação econômica que requererá, num contexto de baixo crescimento e alto endividamento público, a manutenção de uma taxa de juros baixa e estimulativa para os próximos anos.

3.      Sobre o futuro próximo das empresas de capital aberto.   

As empresas listadas, em sua maioria, emergirão da pandemia mais eficientes e resilientes, encontrando ao final do período uma economia com menor nível de concorrência e acesso abundante a capitais mais baratos. A diminuição necessária da taxa de juros, mencionada no item acima, melhorara sensivelmente a situação financeira das companhias, diminuindo o seu custo de capital, estimulando investimentos e aumentando o valor presente dos fluxos de caixa futuros de suas atividades.

4.      Em relação a atividade de alocação de recursos.

Do ponto de vista da alocação de capital, num contexto global de baixas taxas de juros, ativos tradicionais de poupança como títulos de dívida pública e depósitos bancários, entre outros, perderão atratividade. Para manter ou melhorar o retorno das carteiras de investimento, gestores e investidores em geral, deverão buscar alternativas que passarão pelo alongamento do horizonte de investimento e, adicionalmente, adotar, de forma gradual, uma postura mais ativa na tomada de risco.

5.      Sobre o momento dos mercados.

Os mercados financeiros, providos de algumas das premissas mencionadas anteriormente, estão, racionalmente, antecipando movimentos e rotacionando, gradativamente, capitais de veículos tradicionais de investimento para a renda variável cientes de que, para obter retornos satisfatórios para o capital no futuro próximo, será necessário alongar prazos dos investimentos, ter maior paciência e tolerância a volatilidade.

Este aumento de liquidez para as bolsas de valores não significa que os mercados não possam experimentar realizações de curto prazo, o que realmente nos diz e que, num ambiente caracterizado pela ampla liquidez e o baixo custo de oportunidade, no qual certo nível de pessimismo predomina, investidores estão se antecipando, buscando se adaptar ao novo cenário, adquirindo bons ativos, a bons preços, com o objetivo de, ao longo do tempo, colher os bons resultados da recuperação econômica que se avizinha.

Por último, expresso meu agradecimento as pessoas e empresas que tem contribuído para ajudar a população nestes momentos desafiadores. 

Obrigado e abraços a todos.

 


Karen Kairalla

Clinical Operations Manager at ICON

4 a

Ótimo Seba eu q sou totalmente leiga neste assunto entendi.. super claro! Obrigada por compartilhar!!

Andreï Cunha

Services Engagement Director | Senior Account Manager | Senior Account Executive | Customer Success | SaaS

4 a

Obrigado por compartilhar as suas reflexões Seba, muito bom.

Guilherme De Luca

Produtos estruturados e R.I. at Mauá Capital

4 a

Muito bom! O Fluxo é variável inquestionável, de fato. Mas não há uma preocupcao de que, de forma geral, as empresas, mesmo as listadas, de fato conseguirao lidar/aguentar/servir esse nivel de alavancagem?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos