S&OE - Sales and Operations Execution
Finalizado a etapa do planejamento estratégico e tático mensal é chegada a hora de focar na operação visando traduzir em resultados as decisões do planejamento para a vida real de programação e execução.
O S&OE (Sales and Operations Execution), por outro lado, refere-se ao processo existente entre o S&OP e a execução operacional, sendo uma área de foco emergente para organizações da cadeia de suprimentos.
Ele é uma espécie de “primo” do S&OP, que fica mais próximo da camada de execução. É um complemento, não um substituto. Age mais no horizonte de curto prazo, mais perto das decisões operacionais.
O S&OE busca acompanhar com maior frequência (geralmente semanal), o recebimento e expedição semanais, variações de demanda e produção, e faltas e excessos de estoque. Isto permite reação mais rápida a possíveis desvios de plano, ajustes e a melhor alocação de recursos possível no curto prazo.
Muitas ações possíveis no horizonte do S&OP não estão mais disponíveis mas é possível antecipar ou alterar algum item de produção para a semana que vem e evitar uma ruptura de estoques para um cliente importante, que já está com pedido em carteira.
Dessa maneira, o S&OE faz uma espécie de “meio de campo” entre o S&OP e a Execução. Ajuda a diminuir os incêndios do dia a dia e contornar os desvios do plano. Ao mesmo tempo, protege o S&OP das questões mais urgentes e deixa-o focado no longo prazo.
Para empresas de setores mais estáveis, com demanda mais previsível ao longo do tempo, carteiras longas, e com portfólio de produtos mais restrito, o S&OP pode ser suficiente para o desdobramento dos planos operacionais por cada área, sem a necessidade de novos alinhamentos ao longo do mês.
Recomendados pelo LinkedIn
No entanto, em mercados mais dinâmicos, a acurácia da previsão feita para o mês seguinte pode não ser a melhor possível, como é o caso de empresas de FMCG (Fast Moving Consumer Goods, ou Bens de Consumo de Alto Giro).
O nervosismo da demanda diária torna os dados gerados pela previsão estatística mensal rapidamente obsoletos.
Nesse cenário, o alinhamento no nível tático feito no processo de S&OP não parece ser suficiente para evitar o desalinhamento das decisões das diferentes áreas organizacionais.
É aí que entra o S&OE. E não para por aqui.
Nas próximas edições iremos explorar como processos organizados e integrados aos conceitos do S&OE podem ajudar a mitigar riscos de insucessos no seu planejamento S&OP seja pela dinâmica do negócio ou imprevistos que surgem ao longo da sua execução.
Um abraço e boa semana!