Soft Skills: O segredo para o sucesso das grandes empresas.
Que as Soft skills são habilidades que devem ser exploradas pelos profissionais que buscam se destacar em suas carreiras, nós já sabemos, mas qual a relevância disso a nível de organização?
Uma empresa precisa possuir uma cultura que incentive as Hard e Soft Skills, e dominar essas habilidades é um recurso que vem sendo bastante explorado no mercado pelos líderes de grandes empresas.
Caso você nunca tenha ouvido falar nessas duas palavrinhas, Soft Skill é um termo derivado do inglês que, em tradução simples significa habilidade, mas o conceito é usado para definir as habilidades que as pessoas têm intrinsecamente. Levando esse conceito para o mundo empresarial, as Soft Skills de uma organização estão ligadas ao comportamento, clima, engajamento e propósito, enquanto as Hard Skills se referem às habilidades técnicas.
Líderes e especialistas de negócios vêm batendo forte nesse ponto nas empresas, e isso está acontecendo porque cada vez mais é possível notar que o desempenho e a produtividade de um CNPJ está diretamente relacionado com o ambiente e a saúde emocional dos CPF’s que a compõem. Se a equipe está engajada, se o clima organizacional está bom, com as áreas cooperando umas com as outras, é inevitável que o desempenho da organização aumente, conferindo, inclusive, uma melhor experiência para o cliente final.
As principais habilidades para o profissional da área da tecnologia são:
Recomendados pelo LinkedIn
Não é apenas uma habilidade que vai ser o decisor de um bom profissional, mas o conjunto de algumas delas. Encontrar alguém que tenha esse perfil já é bastante desafiador, então nunca espere que o seu colaborador tenha todas essas soft skills em um pacote completo. Escolha perfis complementares para a sua equipe, não iguais, e priorize quais são as soft skills que você não abre mão. Essa é a melhor estratégia para obter os melhores resultados dentro do seu setor. Use as diferenças ao seu favor.
O foco pelo resultado, termo tão falado nos últimos anos, não impede que você também foque no bem estar de quem está ali junto de você na batalha diária pelo “número”. O bom líder na atualidade é aquele que entende a importância das soft skills e utiliza esse conceito como base para o atingimento das metas e resultados que a empresa almeja. Isso garante não só a satisfação do topo da pirâmide, mas também da base, que contempla a maior parte dos colaboradores. Todos juntos e motivados, produzindo cada vez mais e melhor.
Texto Escrito por: Lorena Maciel e Felipe Brasil
CEO na Tecla T
1 aImportante demais!!!!