Ampliando o impacto
Seja bem-vindo(a) à 3ª edição dessa newsletter feita pra ser sua dose mensal de conhecimento para você trilhar o caminho da excelência.
Caso seja novo(a) por aqui ou tenha perdido as edições anteriores, eu facilito a sua vida :) Só clicar nos links abaixo!
Pontos fortes pode (e deve!) ir muito além do PDI
Quando se fala em implementar a abordagem de pontos fortes numa organização, é bastante comum iniciarmos com o objetivo de desenvolvimento de pessoas. Nada mais natural se pensarmos que se trata justamente de uma estratégia que busca atingir a excelência potencializando o que cada pessoa tem de melhor, ou seja, transformando talentos em pontos fortes.
Começar por aí é maravilhoso. Parar aí é um desperdício, pois a abordagem de desenvolvimento baseada em pontos fortes pode ser aplicada ao longo de toda a jornada de experiência do colaborador (EX).
ATRAÇÃO
A possibilidade de fazer o que fazem de melhor em uma função é considerada muito importante por 70% dos funcionários. Portanto, ser reconhecida como uma empresa onde as pessoas são valorizadas por seus talentos tem um apelo muito forte.
Ser uma organização baseada em pontos fortes diz aos possíveis candidatos que: "Você não será apenas um número aqui. Estamos interessados no que o torna único. Queremos colocá-lo na melhor posição para realizar seus sonhos e trabalharemos com você para ajudá-lo a crescer e sucesso."
Ou seja, é um belo diferencial para sua marca empregadora.
CONTRATAÇÃO
A Gallup não recomenda o uso da avaliação CliftonStrengths para tomar decisões de contratação (clique aqui para saber o motivo em detalhes). No entanto, discutir com os candidatos a abordagem de desenvolvimento baseada em pontos fortes de sua organização é uma forma de continuar vendendo o valor de sua empresa.
ONBOARDING
Empresas que usam a avaliação CliftonStrengths criam uma linguagem comum que ajuda as pessoas a se conectarem e facilita a integração. Perguntar a alguém sobre seus talentos na nomenclatura CliftonStrengths é uma maneira fácil de iniciar uma conversa sobre tópicos importantes. Por exemplo: Como você trabalha melhor? Como você gosta de ser gerenciado? Como podemos colaborar?
ENGAJAMENTO
Quando os funcionários conseguem colocar em prática o que fazem de melhor, ficam mais engajados no trabalho. Por estarem mais presentes, focados e inspirados, são mais inovadores e mais propensos a buscar melhorias em processos e produtos.
Atingir esses resultados fica mais fácil quando os gestores realizam conversas regulares com seus funcionários usando os resultados da avaliação CliftonStrengths como base. A interação líder-liderado, nestes casos, busca sempre apoiar o funcionário para que use ao máximo seus pontos fortes, inclusive para gerenciar pontos fracos.
PERFORMANCE
Apenas 1 em cada 5 funcionários concorda fortemente que o sistema de desempenho de sua empresa os motiva. E sabe por quê? Um dos motivos é que o feedback do gerente geralmente se concentra em corrigir os pontos fracos, em vez de explorar os pontos fortes. Uma cultura em que feedback = crítica não funciona.
O conhecimento dos talentos dos funcionários permite aos líderes ajustar as metas de desempenho. Por exemplo, funcionários com o tema de talento Competição dominante, talvez precisem de uma "pontuação a ser superada" para se motivar a buscar o resultado.
DESENVOLVIMENTO
Crescer e se desenvolver é muito mais do que subir hierarquicamente. Até porque nem sempre existem posições em aberto e nem todos podem atingir o topo da organização. É fundamental trazer para o funcionário a perspectiva que o verdadeiro crescimento consiste em melhorar gradativamente o excelente desempenho, expandir seu conhecimento ou até entender quem você é em um nível mais profundo.
Quando possuem visibilidade do resultado da avaliação CliftonStrengths dos liderados, os gestores ganham uma ampla gama de possibilidades para continuar apoiando o desenvolvimento deles. Os top 10 temas de talento podem ser potencializados para levar à excelência, mas outros dos 34 temas de talentos também podem ser explorados sob outras perspectivas.
Recomendados pelo LinkedIn
DESLIGAMENTO
Num mercado de trabalho tão competitivo, criar um ambiente de trabalho onde os melhores funcionários queiram ficar ajuda sua organização a economizar tempo e dinheiro e proteger a cultura organizacional. Aliás, já foi comprovado que uma abordagem baseada em pontos fortes leva a níveis de rotatividade até 72% menor.
Mas não para por aí. O impacto da abordagem de pontos fortes extrapola as fronteiras da empresa. Lembre-se que, mesmo com todos os esforços, alguns funcionários irão embora. E quando isso ocorrer, levarão consigo a mentalidade de potencializar talentos e buscar a excelência. Lembrarão de quanto isso foi positivo para sua jornada pessoal e profissional e, possivelmente, serão embaixadores da sua marca.
Palavras, olhares e ações que abraçam
Sabe aquela pessoa que é cuidadosa, tem uma doçura nas palavras e ações e sempre pensa no sentimento dos outros? E aquela que inclui todos, percebe necessidades individuais e oferece o ombro amigo?
É bastante provável que sejam pessoas com talentos dominantes no domínio Construção de Relações.
Os times são grupos formados por indivíduos únicos. O poder de realização máxima de um time ocorre quando cada pessoa se sente estimulada a usar seus talentos únicos e apreciar os talentos dos colegas.
Pessoas com fortes talentos de Construção de Relações agregam valor aos times por sua capacidade extraordinária de integrar, trazer todos juntos de forma que a soma seja mais poderosa do que suas partes em separado.
Se você é líder e precisa que o time fique mais coeso, procure por essas pessoas. Elas naturalmente conseguirão unir o grupo de forma a facilitar o atingimento dos objetivos.
Talentosos da Construção de Relações são como uma cola que junta e mantém times unidos.
Só cuida bem quem é bem cuidado
Por mais que o cuidado com as pessoas dentro das empresas seja responsabilidade de todos, o time de RH lidera as ações nesse sentido. Cuidam de todos, em todas as unidades, em todos os níveis hierárquicos.
A pergunta que fica é: quem cuida do RH?
Justamente pra apoiar o desenvolvimento de profissionais da área é que eu desenvolvi o Workshop Cuidando de Quem Cuida.
O que: atividade de desenvolvimento baseado em pontos fortes para capacitar profissionais de RH a usarem seus talentos para desempenhar acima da média, se destacar e fazer a diferença nos resultados de negócio.
Quando: 23/09/2023 – 8h30 às 12h
Onde: Online via MS Teams
Você atua na área e quer participar? Me manda uma mensagem privada.
Não é seu caso e conhece alguém que trabalho na área de RH? Encaminha as informações.
Obrigada por ter lido até aqui! Me despeço desejando que você progrida dia após dia naquilo que decidir fazer, que possa usar seus pontos fortes para fazer a diferença na vida das pessoas e que diga #AdeusMediocridade de uma vez por todas.
| Business Strategy | People Management | Project Management | Customer Experience | Ag Business | Supply Chain | Strategic Sourcing | Procurement |
1 aJá te sigo Pati, sempre ótimos conteúdos!