SOFTWARE NA NUVEM X SOFTWARE LOCAL
Inúmeras empresas, pequenas e grandes, estão migrando seus sistemas para as nuvens. O termo faz alusão à utilização da Internet para se ter acesso remoto aos arquivos. E você, já sabe exatamente qual a melhor opção para seu consultório/clínica? Software na nuvem X Software local, eis a questão!
A fim de ajudá-lo, elaboramos este post, onde você encontrará:
- Software na nuvem;
- Vantagens e desvantagens;
- Software local.
O sistema “cloud” na nuvem
Por certo, você já ouviu falar em “nuvem”. O termo vem do inglês “cloud” e neste sistema o banco de dados, com todos os arquivos de texto e imagens, fica armazenado na nuvem. Só para ilustrar: geralmente, nas estações são instalados o aplicativo que permitirá acessar remotamente seu conteúdo.
Vantagens do Software na nuvem
Antes de mais nada, você não precisa se preocupar com sistema operacional, hardware, servidores e rede que utiliza em seu computador pessoal.
Assim, independente disso, todo o seu prontuário médico poderá ser acessado de qualquer lugar do planeta. Por exemplo, se estiver em viagem e no ponto mais distante do seu consultório. Para tanto, é preciso ter apenas conexão com a internet.
Se acaso houver necessidade e você estiver em casa, fora do horário normal de atendimento, basta utilizar seu notebook, tablet, laptop ou smartphone.
O trabalho diário do seu consultório e o compartilhamento de arquivos são facilitados e mais ágeis, pois todas as informações estão em um único “lugar”. Ou seja, na “nuvem computacional”.
Além disso, o Software na nuvem não escraviza os equipamentos do seu consultório, pois elimina a necessidade de se deixar um computador ligado para ser acessado remotamente.
Ao mesmo tempo, permite que você não precise se preocupar com a realização e o armazenamento de backups.