É OBRIGATÓRIO CARIMBO NA PRESCRIÇÃO MÉDICA?
O uso do carimbo na prescrição médica é uma dúvida frequente dos profissionais de saúde. Afinal você pode se perguntar: o uso do carimbo é mesmo obrigatório?
O assunto pode gerar divergências entre alguns médicos e farmacêuticos, já que nem todos conhecem a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) que aborda o assunto de forma clara e objetiva.
A decisão 01/14 detalha as normas para aderir o uso e não uso do carimbo em suas prescrições. Alguns profissionais por via de dúvidas mantém a ação nas receitas, mas em alguns casos ( na maioria deles), o uso do carimbo de acordo com o CFM, não é mais obrigatório, sendo assim de livre escolha do profissional.
Por exemplo, situações cotidianas e emergenciais podem vir a acontecer e você precisar prescrever um medicamento para alguém, porém está sem seu carimbo e a farmácia se recusa a vender o remédio.
Em casos obrigatórios, você deve seguir as recomendações necessárias e sugeridas pelos órgãos responsáveis, pois existem exceções em que o uso do carimbo deve prevalecer. Nesse artigo, vamos te contar!
Para entender mais sobre o uso do carimbo, continue a leitura e saiba quando ele se torna opcional e/ou obrigatório no seu dia a dia médico.