Sol: Uma estrela essencial
Imagine um ser que precisa ser o centro das atenções. Todo mundo, inclusive você, precisa girar ao redor dele. Não, eu não estou falando de um ser humano. Eu estou falando do sol, a maior estrela celeste. Mas, ele retribui toda essa atenção. Ele te dá a energia necessária pra você viver.
Em meados da década de 1950, a energia elétrica ainda não era acessível a todos. Surgiram aí os primeiros sistemas de geração de energia fotovoltaicos; com o intuito; é claro, de levar energia aonde as redes de distribuição não chegavam. Inicialmente, os grandes satélites de comunicação já continham essa ideia; que mais tarde foi adaptada aos chamados sistemas fotovoltaicos isolados. Mas, por incrível que pareça, seu primeiro uso não foi para energia, e sim para uso na telecomunicação. Um dos primeiros “usos” que se tem notícia, foi na aplicação de um telefone rural, instalado na cidade americana de Americus, no estado americano da Geórgia (Fonte: Lucent Technologies Inc.). A partir daí, desenvolveu-se a ideia de armazenar energia através desse sistema, utilizando um banco de baterias.
Quando os inversores chegaram no mercado, passou-se a ter o conceito de sistema ON GRID (ligado à rede) e OFF GRID (não conectado à rede). Inicialmente, como antes citado, todos os sistemas era off grid. Pelo simples e único fato da aplicação. Redes de telecomunicação trabalham com regime de corrente contínua, não necessitando do Inversor. Ele chega ao mercado justamente com esse intuito: transformar a corrente contínua produzida nos painéis em corrente alternada, que utilizamos em nossas casas. Com esses dois sistemas, a energia solar teve um “boom”, e a partir da década de 1990, grandes pesquisas foram e vem sendo feitas para melhoria; descoberta de novos materiais e a questão da eficiência, um dos grandes problemas atuais dos painéis atualmente.
Além de ser essencial a vida, o sol nos fornece a energia necessária para sobrevivência. Se olharmos a longo prazo, podemos nos utilizar desse corpo celeste da melhor forma possível. A energia solar, vem forte para as próximas décadas. Que a usemos com sabedoria e da melhor forma possível.