Arborização Urbana: Entenda sua importância
Nosso Brasil, apesar de toda a urbanização crescente e constante, ainda é palco e centro da atenção no tocante a grandes belezas naturais. Rios imensos, fauna e flora riquíssimas. No entanto, esses recursos estão cada vez mais sendo explorados, por questões do aumento da população urbana, bem como utilização demasiada dos recursos naturais.
No tocante a exploração de recursos, temos a derrubada de árvores para construção de obras, e também, para o aproveitamento da madeira. Por vezes, o ambiente urbano avançou para dentro de áreas naturais, resultando em uma supressão de cobertura vegetal, tão importante para o equilíbrio do planeta.
Diante disto, te pergunto: Você sabe a importância que uma árvore faz na vida de um ser humano?
O que é arborização Urbana?
É um termo que vem sendo muito utilizado nos últimos tempos, e que remete a algo simples: Plantio de árvores em meio urbano. Nas cidades, as árvores desempenham papel muito importante na melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Como é feito o planejamento de uma Arborização Urbana?
É preciso levar em conta as características da cidade. Entre elas, destacam-se fiações elétricas, postes de iluminação, muros e outras questões. Ou seja, é preciso escolher o local certo e as árvores certas para um projeto bem feito.
Outro passo é a questão do inventário de árvores. Sim, um inventário. Sabendo das situações que a cidade possui (patrimônio arbóreo), é importante fazer um levantamento das espécies que mais se adequem ao local. O uso de ferramentas tecnológicas como o Arcgis (Software de geoprocessamento) permite visualizar e adequar o projeto com as espécies, antes que o mesmo seja executado.
Com todas essas informações, já é possível entender a relação entre as árvores e o local onde serão inseridas. Questões como porte, raízes e espaço disponível devem ser levadas e conta, além das condições sanitárias do local.
Características desejáveis para arborização Urbana
Segundo os autores PIVETTA & SILVA FILHO, para que o projeto ocorra de maneira correta, é interessante a escolha de espécies nas quais:
· Tenham velocidade de desenvolvimento média para rápida;
· Resistentes a pragas e doenças;
· Que tenham bom efeito estético;
· Lenho resistente, para evitar acidentes;
· Raízes profundas, para evitar o levantamento de calçadas e danos a fundações de prédios;
· Folhagem com tamanho reduzido, já que podem causar entupimento de calhas e canalizações;
· Árvores sem conter princípios tóxicos ou provocadoras de reações alérgicas.
Principais benefícios da arborização Urbana
Além de proporcionar alívio estético e melhora na qualidade de vida, as árvores mostram ainda que:
· Captação do Dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa, lançado por automóveis e industrias;
· Liberação do oxigênio mais puro para o ar;
· Funciona também como um escudo contra os barulhos resultantes do trânsito urbano;
· Combate as ilhas de calor, muito comuns em ambientes totalmente urbanizados. Nesses locais, a temperatura média costuma se elevar muito, causando desconforto a população.
Todos os plantios e projetos em relacionados a arborização devem vir precedidos de uma educação ambiental eficiente e uma administração pública interessada no bem estar no ser humano.
Se esse conteúdo te interessou, compartilha pra outros verem também. Valeu!